A Cromoterapia é utilizada para o tratamento pessoal ou ambiental através das cores. Divide-se em Cromologia que é o estudo das cores, e Cromoenergética que é a aplicação da cor. Normalmente é baseada na aplicação das sete cores do Spectro ou Arco-Íris que são constituídas de três cores quentes: vermelho, laranja e amarelo; uma cor temperada que é o verde, e três cores frias: azul turquesa, o azul índigo ou anil, e o violeta.
Como características básicas de cada cor podemos dizer:
Vermelha : Além de quentíssima, estimula a euforia e representa a exalação da adrenalina. Não recomendada para pessoas excitadas ou em estado de intensa fragilidade. Muito utilizada em ambientes excitantes e prazerosos, principalmente onde haja música, dança e entretenimento. Não deve ser usado em quartos, escritórios, consultórios de psiquiatria, psicanálise e psicologia.
Observação: Esta cor é muito utilizada em países orientais, de clima frio. Porém para as regiões de temperatura quente, sugiro atenção especial, pois esta cor faz com que os ambientes pareçam pequenos e as pessoas se irritem com facilidade.
Laranja: Representa a intelectualidade. É a cor da sabedoria e da criatividade. Muito usada em áreas de lazer, salas de jantar e circulações (corredores), por trazer bem-estar físico e ser relaxante. Não deve ser utilizada em quartos ou áreas de tensão.
Observação: Esta cor é muito utilizada nos restaurantes rápidos (fast-food), para ativar a fome, e junto com a cor vermelha, fazer com que as pessoas comam rápido e saiam dando lugar a outras.
Amarela: Age de maneira excitante em pessoas nervosas. Representa a cor da teimosia e é recomendada para ajudar as pessoas a memorizarem melhor. Muito utilizada em ambientes antidepressivos. O amarelo forte não é recomendado para escritórios, quartos e áreas de trabalho. Nestes locais deve-se usar a cor palha ou creme.
Verde: É a mistura do azul com o amarelo, mas não possui as qualidades destas duas cores. É uma cor temperada e muito utilizada para aliviar dores; daí ser utilizada em abundância em hospitais (enfermarias, circulações e quartos). Podemos usá-la em pinturas externas de casas, quintais, salas cirúrgicas (somente as paredes), e locais onde haja a necessidade de uma reposição energética, como o teto dos banheiros. Em outros locais como salas de estar ou de atividades profissionais, pode trazer morbidez.
Observação: Esta cor é desaconselhável para restaurantes ou salões de chá. As pessoas a encaram como uma cor séria, e não relaxam com tranquilidade.
Azul Turquesa : Cor anestésica e apaziguadora para a superexcitação sexual. Pode ser uma cor muito fria, fazendo com que as pessoas durmam muito e comam excessivamente, tornando-se obesas. É uma cor refrescante, podendo ser utilizada em cozinhas, quartos de pessoas tensas e escritórios. Não deve ser utilizada em atividade de lazer.
Observação: Esta cor pode ser usada em uma parede do quarto do casal. Por ser uma cor fria, pode comprometer o relacionamento quando usada em excesso neste cômodo.
Azul Índigo: Equilibra as vibrações vitais do corpo físico e mental. Muito utilizada em ambientes de pessoas idosas, recém-nascidas e extremamente fragilizadas. Seria de bom uso nos quartos, escritórios e salas de tratamento para pessoas tensas (consultórios de psiquiatria e psicologia).
Observação: O índice de preferência das pessoas para esta cor é de 33%; isto é, desde o brim utilizado na confecção de roupas dos anos 60 até os nossos dias.
Violeta: Estabelece efeito calmante geral, principalmente nas afecções psíquicas. Realça a individualidade, a paz e o silêncio. Opera transformações. Deve ser utilizada em áreas festivas e interiores grandiosos e suntuosos.
Observação: Cor muito utilizada em igrejas, em academias de cultura física, em teto de salas de cirurgias.
O violeta é a cor predominante no sétimo chakra, também chamado “coronário” ou chakra da coroa (alto da cabeça). É uma cor fria. No passado não era uma cor bem vista, por ser muitíssimo usada na forração externa dos caixões (urnas funerárias), nos penachos e interior dos cochos (carros transportadores das urnas funerárias), nos panos roxos de proteção colocados sobre os santos da igreja católica durante a quaresma.
A cor violeta dá suntuosidade e introspecção ao ambiente, fazendo com que as pessoas fiquem sérias e em silêncio. Em academias de ginástica, é bastante empregado o violeta, o roxo e o lilás, fazendo com que o empenho dos frequentadores seja redobrado na proposta da boa forma. Esses tons acalmam o corpo e aumentam a sensibilidade.
O violeta é a cor que nos leva a dois estágios de vida: ao relaxamento na cor azul, e ao estímulo na cor vermelha. Com este conceito de cor, você consegue o equilíbrio com a divindade, a dignidade e a consciência.
A cor violeta psicologicamente traz o silêncio e o realce da individualidade, com muita paz interior. Ela protege e aumenta o espaço e é muito importante seu uso em áreas festivas e grandiosas. Não deve ser usada em salas de tratamentos. Como na Cromoterapia o verde é a cor complementar do violeta, em algumas salas de cirurgias utilizam paredes verdes e o teto violeta. Numa sala de meditação ou numa capela, o violeta é místico, direcionando a devoção religiosa.
Alguns alimentos desde o azul até ao violeta também são ricos em magnésio e outros elementos importantes às atividades mentais e cerebrais. São eles: amoras silvestres, uvas roxas, brócolis roxos, repolho-roxo, berinjela e beterraba.
O violeta está associado à glândula pituitária e ao chakra coronário, o centro do entendimento espiritual. Cor muito útil para pessoas que são extremamente tensas e nervosas, utilizada também na restauração da confiança da parte psíquica e espiritual.
Quando identificamos o cromotipo (cor de nascimento) de uma pessoa através de pêndulos como sendo o violeta, podemos dizer que aquela pessoa tem a tendência a enxaquecas, frequentes dores de cabeça e pode tornar-se um dirigente espiritual, um padre ou um pastor. Por ser uma cor fria, faz com que as pessoas tenham a tendência à obesidade.
Cor localizada no segundo chacra, chakra umbilical. É uma cor quente, representada pela forma da lua crescente, o elemento é a água e o sentido é o paladar.
A cor laranja na Cromoterapia corresponde ao metal ouro. O planeta é a Lua. Para a Musicoterapia, esta cor corresponde à nota musical ré. A polaridade da cor laranja é Yang; logo, é positiva, solar, diurna e simboliza o verão. A cor laranja influencia o dia de segunda-feira. Todas as pessoas vivenciam, segundo a Cromoterapia, sete anos de vida para cada cor do Espectro ou Arco-Íris. Nos sete primeiros anos de vida a criança vive sob a influência da cor vermelha que lhe dá muito dinamismo. Na pré-adolescência, isto é, do sete ao quatorze anos, a criança é influenciada fortemente pela cor laranja. Ela não quer se relacionar com outras crianças mais novas, procura sempre mais velho ou até adolescentes de modo a captar experiências menos infantis; ela quer se portar como adolescente, embora ainda não seja.
A cor laranja representa a intelectualidade. Como exemplo disto, para as crianças preguiçosas com os estudos, deve-se forrar suas bancadas de trabalho com toalhas plásticas na cor laranja. Esta cor atrai a atenção das pessoas, e fixa melhor no intelecto o que estiver sendo estudado durante a exposição conjunta da leitura com a cor.
Na Cromoterapia, quando detectamos que alguém traz esta cor de nascimento; isto é, como cromotipo, identificada pelos pêndulos cônico e cromático sobre a palma da mão da pessoa, podemos afirmar que ela é estudiosa, inteligente e muito preocupada na luta por um bem maior para a coletividade. Sua fragilidade será percebida nas mulheres através de problemas ginecológicos como miomas, cistos, cálculos renais ou biliares, e nos homens hérnia umbilical, inguinal e cálculos renais ou biliares.
É uma cor jovial, antidepressiva, alegre, leve e transmitindo psicologicamente prazer e despreocupação. Fazendo superar a repressão e inibições abrindo a mente para novos objetivos.
É uma cor desaconselhável para pessoas que precisam usar sua autoridade em algum segmento da sociedade, e traz bem estar físico seguido de relacionamento.
Seu efeito nos compartimentos de sua residência ou local de trabalho é o de equilíbrio sem muita amplitude. Cor desaconselhada para o interior de quartos, consultórios de psicologia, psiquiatria, psicanálise e setores onde haja atendimento ao público sujeito a tensão e desentendimentos como setores de cobranças e ouvidoria (SAC).
Você pode utilizar a cor laranja nas circulações (corredores), salões de festas e em uma das paredes da sala de jantar ou de um restaurante. Por ser uma cor não muito quente, ativa o apetite e faz com que as pessoas comam rápidas e liberem o espaço. Você pode observar esta situação nos fast-foods, onde conjugam as cores laranja (estimulador do apetite) com o vermelho (ativador da adrenalina), fazendo com que as pessoas comam rápidas e vão embora.
A cor laranja tem sua preferência em 8% das pessoas. Na vestimenta utilizada pela companhia de limpeza urbana no Rio de Janeiro, a cor laranja é de grande importância para ressaltar a atividade fundamental daquelas pessoas que exercem a função de conservar limpa a chamada “Cidade Maravilhosa”. Esta cor é fundamental ou de equilíbrio da cor azul turquesa.
Você pode optar por um ambiente com paredes azuis, o teto poderá ser branca neve e dispor os estofados, objetos ou quadros decorativos nas paredes contendo a cor laranja.
Como a cor laranja está associada à reprodução, ao movimento, à sensualidade e à atividade, também está ligada ao regime da Lua e das marés, e a todos os ciclos e ritmos que afetam o nosso corpo. É uma cor que aumenta a vitalidade ajudando-nos a lidar melhor com a depressão.
Quando você está num ambiente onde a cor laranja predomina, você se sente como se estivesse num fluxo de bondade, prosperidade, saúde, amor e a satisfação de ter uma vida plena.
A cor laranja é muito ligada à maternidade e tolerância, e sugere sol, calor e profundidade.
Na escala de preferência pessoal, o azul ocupa o índice de 35%, haja vista que na vestimenta, vem desde os macacões de brim muito usados no passado, até ao “jeans” em grande escala nos anos sessenta, e que não perde o seu apogeu até os nossos dias. Na vestimenta traz serenidade para o usuário e auxilia na aproximação de outras pessoas.
É uma cor calmante e jovem. Na escala cromática, é uma cor fria, transmitindo a sensação de frescor e do novo.
Quanto mais forte ou intensa a sua tonalidade, nos dá a sensação de amplidão nos compartimentos.
Muito utilizada em áreas profissionais como escritórios e clínicas de tratamento de saúde, livres de tensão. Evitá-lo em ambientes gastronômicos, de modo a impedir a ingestão de alimentos em demasia e a consequente obesidade, por ser uma cor fria.
Nos quartos de casais esta cor deve ser evitada para não contribuir com o esfriamento da relação conjugal.
Pode ser usados em cozinhas, banheiros e em tons claros, num quarto de solteiro. É desaconselhada em áreas de lazer.
Você pode usar o azul cobalto num quarto infantil ou de pessoas idosas. O azul turquesa (azul claro) é a cor complementar da cor vermelha. Apazigua a adrenalina exalada pelo vermelho.
O azul (anil e o cobalto) complementa a cor laranja, que representa a intelectualidade; logo, esta cor é agradável e chamada “cor madura”.
O azul pode ser considerado uma cor celestial. Segundo René Nunes, “Yuri Gagarin – o primeiro homem a ir ao espaço, perguntado em sua nave o que estava vendo naquele momento, respondeu eufórico: Uma linda bola azul”. Era a Terra. Aqui embaixo também; a visão linear do nosso planeta é azul e isto pode ser comprovado com uma simples experiência. No nosso horizonte visual, a linha que separa a Terra do Céu é azul. Por este pequenino detalhe, não será difícil uma avaliação da importância da cor azul em tudo que for referente ao nosso Mundo.
É uma cor triste, daí não recomendado para ambientes festivos.
Localizada na escala cromática, acima do chakra coronário, é chamada “Estrela da alma”. A energia que circula nesta cor é a cósmica.
É uma cor invisível ao olho humano no espectro solar (Arco-Íris).
A cor branca representa a concepção da vida em todos os sentidos. É a morte espiritual e o renascimento físico. Representa a manifestação interna de todo o espectro. É a pureza do espírito e do inconsciente. É fálica e elétrica.
Amplia ambientes. Quando usada em uma cozinha, representa a higiene. É uma cor fria, por isso, cuidado na pintura de paredes e tetos, quando o compartimento já possuir móveis laqueados em branco, persianas ou cortinas brancas, estofados em courino branco e o piso em porcelanato também branco. O resultado é que você precisará utilizar quadros decorativos ou mesmo tapetes com cores quentes (vermelho, laranja ou amarelo), para aquecer o ambiente.
A cor branca também reflete o calor, haja vista que já existem tintas e impermeabilizantes reflexivos brancos para aplicações sobre telhados dos galpões industriais e terraços de prédios, de modo a amenizar a temperatura interna, trazendo o conforto ambiental. Na China, a cor branca representa o luto, enquanto nos países ocidentais é muito usada em cerimônias de casamentos e batizados por representar pureza.
A cor branca contrasta com a cor preta.
Na espiritualidade o branco também representa pureza d’alma, fazendo com que muitas ceitas a utilizem em suas iniciações através dos trajes.
O branco representa a mistura das sete cores do espectro (Arco-íris), mostrada pelo disco de Isaac Newton. Você pode caminhar confortavelmente em dias ensolarados sobre as pedras portuguesas brancas dos calçadões de Copacabana e Ipanema no Rio de Janeiro, que refletem o calor com rapidez; enquanto sobre as pedras pretas, a temperatura é quente aos extremos, devido a retenção da energia solar.
O branco é a cor da troca energética e muito usada até pouco tempo atrás pelo pessoal da saúde em biombos, vestuário hospitalar e lençóis dos leitos.
As cores têm grande destaque quando refletidas em superfícies brancas e foscas. Os nômades utilizavam o branco em demasia nas vestimentas por ser cor refrescante para a travessia do deserto. Os prédios junto ao mar Mediterrâneo, ao norte da África, utilizam com frequência a cor branca externamente para arejá-los.
Os carros brancos não são bem aceitos em áreas de frequentes nevoeiros, para não ficarem despercebidos e facilitarem acidentes. Houve época em que o carro branco era muito procurado pelo seu grande valor comercial, como exemplo, o “Fusca” nos anos 60 e 70; embora no momento a procura pelo carro branco está bem alta, e que nos faz utilizar menos o ar condicionado nos dias quentes.
O metal prata se combina com a cor branca.
O branco é o princípio magnético da natureza e a pureza do inconsciente. É a cor da aceitação. Seu efeito é festivo e jovial. Em terapias, é aplicado em pessoas hipersensíveis. Evite um espaço totalmente branco por ser tão atemorizante quanto um ambiente totalmente preto. A cor branca ajuda na calcificação ou soldagem dos ossos.
Para os festejos de final de ano, normalmente as pessoas usam o branco em abundância no vestuário, para começar o novo ano com excelente energia positiva.
A cor amarela representa na cromoterapia a cor do terceiro chakra, também chamado Plexo solar, localizado na “boca” do estômago das pessoas.
É uma cor quente e vibrante e chama a atenção. Como exemplo, há alguns anos atrás, foi instalado um letreiro luminoso na Avenida Radial Oeste, próximo à Estação São Cristóvão, no Rio de Janeiro, que predominava em destaque a cor amarela. O resultado é que por diversas vezes presenciei pequenas colisões de carros do tipo engavetamentos, devido à distração dos motoristas pelo excesso da luz amarela, incidindo no pára-brisa dos carros. A permanência deste letreiro foi curta.
O amarelo age de maneira excitante em pessoas nervosas. Representa a cor da teimosia e é recomendada para ajudar as pessoas a memorizarem melhor. Também pode ser utilizada em ambientes antidepressivos. O amarelo forte não é recomendado para escritórios, quartos e áreas de trabalho. Nestes locais, deve-se usar palha ou creme. Em hotéis, recomendamos seu uso em antessalas dos apartamentos ou terraços onde hóspedes possam fumar ou meditar.
A forma que representa a cor amarela é o triângulo, simbolizando o elemento Fogo, que corresponde ao sentido “visão”. Como exemplo, existem artistas plásticos que desenham triângulos na direção do chakra Plexo Solar de mestres ou avatares, mostrando a emanação de muita luz.
Cada cor na Cromoterapia representa um metal. Para o amarelo, o metal correlacionado é o cobre, grande condutor energético.
Na musicoterapia o amarelo representa a nota musical “mi”. O planeta que rege a cor amarela é Marte.
Normalmente, na escala cromática, o amarelo é o responsável por um período de sete anos de nossas vidas, principalmente entre o quatorze e os vinte e um anos de idade; período este, que comanda a adolescência, fazendo com que os jovens fiquem impacientes e as vezes revoltados com as condições comportamentais impostas pela família. O amarelo também é uma cor yang; isto é, excitante, quente e solar.
Quando um cromoterapeuta identifica, através do pêndulo, que o cromotipo de uma pessoa (cor do nascimento), é o amarelo, sabe-se de antemão das seguintes características básicas: ela poderá ter problemas digestivos como gastrite, úlceras gástricas, digestão difícil, ser uma pessoa muitíssimo ansiosa, e preocupada em demasia em resolver problemas de outrem. Com isto, a recomendação é que esta pessoa somente use o amarelo quando for a uma festa, numa entrevista profissional, na assinatura de um contrato. Para o dia-a-dia, será sugerido que ela use o violeta ou lilás como cor de equilíbrio.
Para a pintura externa de um prédio, sugerimos as cores creme ou ocre (amarelo queimado), com remates brancos.
O amarelo aberto e vibrante deve ser usado em faixas sinalizadoras de rodovias, em escadas de emergência ou em equipamentos que ofereçam risco de acidentes. Há casos em que associamos o amarelo com faixas zebradas em diagonal na cor preta para chamamento de atenção dos motoristas como em lombadas na pavimentação de rodovias e nos sinalizadores chamados “olhos-de-gato”. Normalmente usamos marca textos amarelos para destacar trechos importantes em livros ou mesmo em documentos.
A cor amarela socialmente representa laços de grande amizade.
O amarelo no Feng Shui simboliza o elemento Terra, significando que neste ambiente as pessoas se sentem com os pés no chão; são pessoas com tendência a cuidarem muito bem do patrimônio (prédio e mobiliário), podendo em excesso chegar a serem materialistas.
O amarelo atua como estimulante na parte intelectual, na
lógica e na razão. É associado ao poder do autocontrole.
É uma cor muito próxima dos raios solares em brilho e matiz, proporcionando uma atitude das pessoas mais harmoniosas e otimistas com relação à vida.
Quando falamos da energia dos alimentos que possuem a cor amarela, dizemos que às vezes são um pouco ácidas, mas digestivas como as frutas e vegetais. Como exemplo de alimentos amarelos tem o melão, o abacaxi, o limão, o milho verde, a manteiga e a gema de ovo.
O amarelo na decoração é muito aplicado em ambiente antidepressivo, leve e maduro. Simboliza espaços perdidos e remoção de limitação. A iluminação amarela combinada com decoração também amarela, não forma um bom ambiente para as pessoas, podendo causar um comportamento em que as pessoas ajam de um modo irracional, encorajando a incerteza e o nervosismo. A violência pode ganhar vida com a luz amarela principalmente se a pessoa que se expõe a ela não tiver em mente um plano de ação firme.
Por ser uma mistura de outras cores, o marrom tem uma conotação de amizade e cordialidade. É a cor da Terra, da madeira e das raízes, inspirando conforto, segurança e determinação. É uma cor neutra clássica e seus tons claros formam a família dos beges e cremes, muito usados em combinações com cores fortes.
Os tons de marrom são masculinos. Refletem estabilidade, segurança e caráter. Ele representa uma cor receptiva e leal do trabalhador esforçado.
Para as pessoas terem sucesso em negociações de compra de um imóvel ou carro novo, usar o marrom no vestuário para reduzir a tensão emocional.
O marrom escuro será agradável no seu dia-a-dia para um bom planejamento de realização de projetos pessoais. É uma cor que esconde a sujeira, podendo ser um mau negócio.
Evite pintar um teto na cor marrom. O ideal seria em branca neve. O marrom-escuro no vestuário poderia interferir nas tomadas de decisões. É a cor da prudência e não deve ser usada numa situação que possa surgir uma indecisão ou ansiedade.
Às vezes um filme antigo retratava o artista à beira de um colapso nervoso e quase sempre vestia marrom.