Em chinês, Feng Shui significa “vento – água” e estabelece a relação com a natureza ambiental, com grande influência da paisagem, na estética dos edifícios, e com a felicidade de seus habitantes. Técnica utilizada há mais de 5000 anos na China.
O Feng Shui corresponde a Radiestesia Oriental, onde você é capaz de escolher a localização ideal para erguer sua residência, seja ela unifamiliar ou multifamiliar, tendo-se sempre o cuidado não só com o relevo da região como também com a vegetação nativa e o subsolo. O relevo poderá trazer a estanqueidade do “QI” ou “Ch`i energético fazendo o prédio sofrer com a deficiência ou excesso de vento, umidade, etc, e trazendo para as pessoas muita ou pouca felicidade. O subsolo pode através de lençóis d`água contaminada , gasodutos, redes de esgoto abandonadas (tubulação, fossas e sumidouros), rede elétrica, anomalias causadas por incompatibilidade das camadas minerais ou fendas geológicas, bombardear através da emissão de ondas nocivas, as pessoas que, por desconhecimento, estarão expostas nestas áreas a doenças alérgicas, artroses, hipertensão e até câncer.
O equilíbrio Yin/Yang do mobiliário no layout (disposição dos móveis em cada compartimento), é em algumas vezes obtido com a disposição de peças chinesas e outras soluções que restabelecem a harmonização energética dos ambientes residenciais, comerciais e industriais.
A Radiestesia é uma técnica utilizada desde a pré-história com o nome de Rabdomancia, que significava a adivinhação através da vara. A Radiestesia significa a sensibilidade aos raios ou a radiação. Na antiguidade, sua finalidade era descobrir água no subsolo através da varinha. O profeta Moisés a utilizava através do cajado. As técnicas radiestésicas eram perseguidas fortemente por serem consideradas bruxaria. Na França, a Radiestesia teve o seu apogeu com os abades Boulyi e Bayard que além de criar esta palavra, realizou sua legalização no Congresso de Aviñon em 1933. No ano seguinte é criada a Associação Internacional de Médicos Radiestesistas, ligada a Academia de Medicina de Paris. A grande revolução no âmbito radiestésico se iniciou com o abade Mermet no final do século XIX até 1937, com uma base de disciplina racional. Sabe-se que a Radiestesia utiliza a nossa percepção sensorial a nível biopsicofísico para captar e registrar todas as manifestações energéticas de origem animal, mineral e humana, através de instrumentos de medição que ampliam nossas reações neuro-musculares através de instrumentos, como:
-Pêndulos (diversos tipos)
-Forquilha
-Dual-rod
-Aurímetro
-Lobo antena
-Antena de Lecher
Existem outros instrumentos em radiestesia que independem de nossas reações neuro-musculares, como:
-Tele-radiador
-Pilha radiestésica
-Desimpregnador energético
-Canhão radiestésico
-Solenóide Cosmo-Telúrica
Com a Cromoterapia, o cromoterapeuta irá, através de diagnóstico obtido com os pêndulos cromático e cônico, conhecer a cor individual, de nascimento, ou tônica, das pessoas que habitarão aquele imóvel. Desta forma, poderão ser escolhidas as cores ideais para criar ambientes harmoniosos.
Quando o empresário decide aceitar uma harmonização ambiental em suas instalações comerciais, normalmente algo não está tão bem com os negócios; ou sua família, que por já ter passado por um bom resultado em harmonizações residenciais, o induz a aceitar a idéia da realização do trabalho de uma consultoria no Feng Shui, mostrando-lhe que o fluxo energético poderá ser melhorado. Ao chegarmos à empresa, observamos que o empresário tenta esconder de seus funcionários sua credibilidade numa técnica oriental de harmonização, pelo questionamento que pode surgir a partir do credo de cada funcionário, mantendo-nos incomunicáveis com toda sua equipe. Porém, o Feng Shui não é uma religião ou coisa semelhante; e sim, uma técnica oriental que harmoniza o homem com o meio ambiente, fazendo com que o empresário encare com naturalidade o trabalho. O medo de tentar deste é tão tenebroso, que às vezes nos impõem a manter as cores de paredes, dos estofados e dos quadros decorativos, obrigando-nos a criar técnicas indiretas de harmonização, através de adesivos ou mesmo cores e formas atrás dos quadros, sob tampos de mesas, etc.
Há algum tempo atrás fui convidado a fazer uma harmonização numa empresa na região norte do Brasil. Ao desembarcar no aeroporto próximo à empresa, fui hospedado num hotel fora da cidade, para que funcionários não soubessem exatamente a minha missão. Ao chegar à empresa, fui conduzido à sala do diretor desta, que já havia informado a seus funcionários que eu estaria fazendo uma pesquisa para uma tese de doutorado. O prédio da diretoria era como se fosse um galpão sob muitas árvores, com um aspecto sombrio. As calhas de águas pluviais estavam cheias de ervas daninhas, apresentando um aspecto de abandono; os vidros de janelas muito sujos e manchados, as divisórias não eram de material incombustível, o piso era de um carpete cinza chumbo muito gasto. Ao terminar o primeiro dia visita às instalações da empresa alertei ao diretor que o galpão onde abrigava sua sala estava com uma péssima energia. Sua resposta foi que eu harmonizasse somente sua sala. Quinze dias após minha visita fui informado por este diretor de que havia ocorrido um incêndio naquele galpão decorrente de um curto circuito em um dos aparelhos de ar condicionado, e que somente a sua sala não fora atingida pela catástrofe, como um milagre.
Outros fatos interessantes acontecem como em uma de minhas harmonizações empresariais em que a gerência somente permitiu minha visita após o término do expediente, de modo que os funcionários não percebessem a realização do trabalho. Quando todas as curas foram concluídas, uma secretária teve acesso por acaso ao meu projeto de Feng Shui, que estava sobre a escrivaninha do gerente. O procedimento da gerência neste caso foi o de convidar-me a retornar à empresa para dar uma palestra aos cento e setenta funcionários, explicando-lhes como foi feito o trabalho, e que o intuito da empresa foi o de preservar o bom fluxo energético em toda sua instalação, e do progresso para os negócios de modo a garantir a estabilidade de emprego a todos os seus funcionários, e consequentemente o sucesso da empresa. A medida foi aceita por todos, chegando alguns funcionários a contratar-me para harmonização de suas residências.
Nos prédios residenciais, a legislação do Código de Obras da municipalidade é rígida quanto à dimensão dos compartimentos habitáveis (salas e quartos), dos vãos de iluminação e ventilação e dos prismas (áreas livres). Porém, como a maior parte da decoração interior, principalmente o layout do mobiliário geralmente fica a cargo do proprietário, que por desconhecimento das técnicas da Radiestesia e Feng Shui, acaba causando estagnação no bom fluxo energético das residências. Como 1/3 de nossas vidas passamos no quarto, precisamos de uma atenção especial na harmonização deste, da seguinte forma:
- Que a estrutura da cama seja em madeira e não ferro. Do contrário, instalar um fio de cobre nu como terra para descarregá-la, preso em uma das pontas à cama, e a outra extremidade encostada no piso frio ou mesmo na parede.
- Como habitamos no hemisfério Sul, devemos posicionar a cabeceira da cama para o norte magnético. Se não for possível, utilizar uma placa radiônica SCAP (Símbolo Compensador André Phillipe) entre o colchão e o estrado da cama .
- Que a cama não fique com sua cabeceira sob uma janela. Esta posição poderá passar uma sensação de insegurança para a pessoa. Se não for possível outra posição, utilizar cortinas pesadas fechadas à noite, ou manter a folha de janela fixa na direção da cabeça da pessoa que estiver deitada, ou pendurar prisma de vidro com água ou dispersor esférico em cristal facetado como cura exatamente no vão de janela.
-Evitar posicionar a cabeceira da cama para o pano de parede em que se localiza a porta de entrada no quarto. A pessoa ficará sempre intranqüila, com a expectativa de que será surpreendida a qualquer momento por uma energia ou pessoa entrando no quarto. A cura poderá ser um espelho na parede oposta, de modo a permitir que a pessoa deitada visualize a porta.
-Não colocar a cama com os pés voltados para a porta do quarto. Esta posição é preocupante para os chineses, pois gera perda de energia para quem dorme, em lugar de reabastecer as energias para quem procura descanso. Tanto na China quanto no Brasil, a posição “deitado com os pés para porta”, simboliza os velórios. O melhor é não dispor sua cama nesta posição. Se não for possível, a cura é a instalação de um biombo entre a cama e a porta, fazendo com que as energias externas sejam desviadas e não atinjam diretamente as pessoas deitadas, ou que seja mantida a porta do quarto fechada durante a noite.
-Que a cabeceira da cama não fique afastada da parede para não simbolizar mesa mortuária, como nas capelas dos cemitérios.
-Que a cama não possua cabeceira com o centro arredondo e as extremidades niveladas como uma lápide de sepultura.
-Evitar colocar a cama com a cabeceira em diagonal com um canto do quarto, para evitar um vazio estagnando a energia. Se não for possível evitar esta posição, preencher o vazio triangular com um baú para roupas de cama, ou uma prateleira no nível imediatamente superior ao da cabeceira, de modo a desaparecer o tal espaço.
-Existindo armários, móveis gaveteiros, e estantes, evitar que estes se posicionem em vãos centrais de paredes, de modo a não bombardearem a cama com as perigosas flechas de energia de forma, geradas a partir das arestas (quinas). O melhor é preencher os cantos do quarto com estas peças do mobiliário.
-Não cultivar plantas nem tampouco manter jarros com flores no quarto durante a noite.
-Evitar espelhos aparentes no quarto, de modo a não refletir o rosto de quem está dormindo. Você pode revestir a parede da cabeceira da cama com espelho. Nunca espelhar o teto do quarto. Esta posição é usada em demasia nos motéis, onde a permanência dos hóspedes é curta. Outras posições serão possíveis, como o revestimento de uma parede ou portas de armário, começando há um metro do piso. Nesta posição, a pessoa só seria refletida quando sentada na cama. A melhor posição para o espelho, é no interior das portas dos armários, e nas paredes do closet. Se for inviável a retirada do excesso de espelhos, utilize cortinas finas para cobri-los à noite.
-Que a cama não seja embutida em guarda-roupa, de modo a evitar o maleiro sobre a cabeça de quem dorme. Se não for possível evitar, recomendamos utilizar sob o fundo do maleiro, uma placa radiônica em plástico com o circuito cobreado chamada SCAP (Símbolo Compensador André Phillipe), para neutralizar a nocividade das ondas de forma, projetadas sobre quem está dormindo.
-Que o teto não possua vigas aparentes na direção da cama. Se houver uma viga transversal; isto é, paralela à cabeceira, a pessoa poderá ter sono intranqüilo. Se a viga estiver ao logo da cama; em sentido longitudinal, a tendência é gerar separação do casal. A solução seria rebaixar todo o teto com gesso, lambris de madeira ou de pvc.
-Não deve existir banheiro sobre o quarto, principalmente na direção da cama. Esta posição trás para as pessoas uma desmotivação e até pré-disposição a doenças. A solução é deslocar a cama da direção do vaso sanitário e do ralo sifonado, e colar no teto ou mesmo embutir no rebaixamento, uma placa radiônica SCAP(Símbolo Compensador André Phillipe), para neutralizar a nocividade destas instalações sanitárias.
-Os quartos devem ser bem iluminados e ventilados naturalmente. Devemos abrir as janelas sempre que possível para permitir a entrada do Sol, e haver uma troca energética.
-Os quartos não devem ser posicionados sob caixas d`água de modo a não serem atacados em demasia pelo elemento água. As pessoas poderão se sentir afrontadas, com crises respiratórias; e em alguns casos, acontecer infiltrações gerando fungos que vão vampirizá-las. A solução é instalar um cristal esférico dispersor no centro do teto, com distância de 9 centímetros, através de um fio de nylon.
-Que as instalações hidro-sanitárias de água e esgoto dos banheiros e cozinhas, não estejam coladas à parede dos quartos e cabeceira das camas. Estando, deve-se usar o gráfico radiônico SCAP colado à cabeceira ou mesmo na lateral da cama, e voltado para a parede onde está localizado o problema. Outra possibilidade da neutralização energética é a de revestir parte da parede com manta de chumbo flexível esp.=0,5mm, e protegida por um material melamínico tipo Fórmica.
-Não deve existir TV à cores com seus controles remotos, computadores, telefone e rádio digital de cabeceira no interior do quarto. O ideal é que existisse um disjuntor para que ao final do dia desligássemos toda a energia elétrica para termos um sono tranqüilo. Como não nos é possível retirarmos tudo isto, sugiro que se coloque sob cada aparelho, uma placa SCAP para neutralizar o campo eletro-magnético formado pela emissão de raios nocivos emitidos por ondas de rádio, de tv, e de telefonia.
-O quarto não deve ser localizado sobre a garagem devido a emanação de gases dos veículos, e da instabilidade emocional que pode atacar a pessoa, devido ao entra e sai de veículos vibrando a estrutura do prédio com o ruído dos motores. A sugestão é a de pintar o quarto na cor verde claro, e colocar um dispersor esférico em cristal na janela de modo a estabelecer uma barreira energética do interior do quarto com o exterior.
-Sendo o quarto uma suíte, manter a porta do banheiro fechada para que a energia Ch`í não se escoe pela rede do esgoto sanitário. O ideal seria instalar um cristal esférico no portal do banheiro, ou um espelho octogonal liso fixado na parte externa da porta, numa altura média das pessoas da casa.
-Evitar que espelhos fiquem posicionados na direção de portas ou janelas, de modo a não rebaterem as energias com muita velocidade, devolvendo a energia Ch`i ao exterior.
-Se o quarto estiver localizado no sótão ou água furtada do telhado, evitar que as camas fiquem sob as janelas clarabóias. Esta situação poderá trazer intranqüilidade numa noite de sono.
-Não cultuar imagens de santos no quarto do casal. Poderá haver o choque de egrégoras “sexo e religião”.
-Não acender velas no interior do quarto.
-As cores das paredes e teto podem ser definidas através de um trabalho pendular checando a cor tônica ou de nascimento das pessoas que vão usar este compartimento. Outra solução é a de pintar a parede onde está localizada a cabeceira da cama, com uma cor viva e as restantes em branco neve. Se os ocupantes do quarto forem pessoas tensas ou agitadas, use uma cor fria como a cor azul (qualquer tom) na parede da cabeceira. Se forem calmos, você pode usar uma cor quente como: terracota, laranja ou amarelo. Devemos evitar o vermelho neste compartimento por ser uma cor quentíssima.
-As luminárias devem ter luz indireta. O foco luminoso deve ser dirigido para o teto ou paredes; a não ser que seja um spot para leitura.
-O mobiliário não deve ter quinas vivas; e sim chanfradas para evitar ataques de ondas de forma.
-Os armários não devem guardar roupas ou objetos de pessoas falecidas.
-Que não hajam fotos de pessoas falecidas em porta-retratos sobre o mobiliário. O ideal é guardá-las em álbuns de fotografias, ou em envelopes pretos em gavetas.
-Evitar quinquilharias (jornais velhos, revistas, calçados e objetos em desuso) amontoadas nos cantos do quarto.
-Quartos oblíquos; isto é, com formas irregulares, devem ser tratados com especial atenção, utilizando-se um cristal dispersor esférico pendurado no teto, próximo à parede que está a tal desarmonia no paralelismo com as demais.
-Se existirem pilares salientes das paredes no interior do quarto, tratá-los com a pintura de setas duplas em esmalte incolor fosco, eqüidistantes em 20 centímetros, para desviar as flechas de forma ou “Shars”.
-Evitar o acúmulo de livros sem terem sido lidos sobre as mesas de cabeceira, para não intranqüilizar o sono das pessoas.
-Não possuir prateleiras sobre a cabeceira da cama.
-Evitar revestimento do piso do quarto em ardósia ou granitos marrons. Estes materiais podem exalar o gás radônio.
-Evitar que o quarto fique localizado sobre lençóis subterrâneos de água, rede de esgoto abandonada, gasoduto ou rede elétrica de alta ou baixa tensão.
01- Evite receber as visitas pela entrada de serviço ou mantê-las na cozinha, por estas geralmente observarem sua despensa ou armário, quando abertos, e avaliarem precipitadamente o poder aquisitivo ou financeiro da família. Outro problema é a cozinheira ou dona-de-casa ficar inibida com as perguntas ou observações que as visitas possam formular sobre a maneira de preparação do alimento; e o pior, é que passarão a freqüentar a residência com interesse no que é servido, e não pela amizade aos donos da casa. Obs.: Quando você permite as visitas ou mesmo as pessoas da casa utilizarem a entrada de serviço e cozinha, você está se expondo às energias desconhecidas, porque você não sabe se elas vieram diretamente de algum hospital, ou de algum velório. Você pode permitir que sua visita circule na cozinha desde que ela tenha entrado pela porta social, que já tenha descansado na sala de estar, que já tenha feito uma assepsia (lavado as mãos), e raspado o calçado num capacho de modo a não levar terra contaminada da rua para suas panelas.Obs.: Segundo o Feng Shui e por uma questão lógica, para as pessoas se sentirem à vontade em sua casa, você não precisa autorizá-la mexer na geladeira e nos armários.
02- Deve ser mantida fechada a porta de comunicação da cozinha com a circulação ou sala de jantar, para que as visitas não entrem na cozinha. Colocar um espelho octogonal na parte externa da porta ou um dispersor de cristal pendurado no portal, impedindo a entrada de energias intrusas para que não venha prejudicar a qualidade dos alimentos ali preparados.
03- Como é hábito na arquitetura brasileira, o posicionamento da geladeira seguindo a pia e o fogão, ocorre o choque com os elementos do Feng Shui: Água X Fogo, o que não é bom. Não sendo possível modificar este posicionamento, vamos incluir um elemento Madeira podendo ser uma planta, um armário ou um pote de madeira ou louça verde entre eles para haver o equilíbrio. A pia, o freezer, o refrigerador e a lavadora de louças correspondem ao elemento Água. O fogão, o forno elétrico e o forno microondas correspondem ao elemento Fogo.
04- Não deve haver basculante ou janela atrás do fogão para não roubar o poder calorífico.
05- O fogão não deve ser posicionado no centro da cozinha para não ficar desprotegido de uma parede, nem entre o fluxo de duas portas, pois isto fará com que a cozinheira fique intranqüila e não execute bons pratos.
06- Evitar tubulação de água potável ou esgoto do banheiro na parede atrás do fogão para não haver choque com os elementos Fogo e Água. As curas seriam: engrossar a parede, espelhar o tampo do fogão ou espelhar a parede. Obs.: Sugerimos sempre um espelho atrás do fogão para duplicar a fartura da casa; isto é, aumentar a Prosperidade, e dobrar o número de fogos e panelas. Você também pode aplicar “Insulfilm prata” na tampa do fogão para espelhá-la.
07- Os ralos deverão possuir grelhas com o dispositivo abre-fecha de modo a não permitir o escoamento do Ch`i para a rede de esgoto. Obs.: Mantê-las na posição fechada.
08- Evitar lixeira de grande capacidade no interior da cozinha para não ocorrer putrefação de restos de alimentos, nem proliferação de insetos permitindo o cultivo da energia “Sha”. Obs.: O lixo deve ser descartado diariamente.
09- Que as despensas e armários sejam organizados de modo a evitar a estagnação energética e a falta de controle da dona-de-casa no estoque de mantimentos e o controle sobre a validade dos produtos estocados.
10 - A cor dos azulejos deverá ser, de preferência, de cor clara para simbolizar limpeza. O teto pode possuir cor verde significando a restauração de saúde. Para aqueles que já são decorados com cores diferentes, aconselhamos utilizar elementos que ativem a energia seguindo o mapeamento do Baguá.
11- Evitar forno microondas sobre a geladeira. Isto representa o conflito do elemento Fogo com a Água. O ideal seria a existência de uma prateleira de madeira entre eles, pois a Madeira é o elemento intermediário, no ciclo criativo dos elementos.
12- Evite posicionar o fogão sob pavimentos que possuam quartos onde a cama ou altar esteja exatamente em sua direção.
13- A cozinha não deve ser situada sob banheiro do pavimento superior. Se ocorrer, a cura é deslocar o fogão da direção do tubo de queda do esgoto do vaso sanitário, ou colar no teto da cozinha um SCAP (Símbolo Compensador André Phillipe) de modo a neutralizar a ação do arraste do esgoto na tubulação sobre a cocção dos alimentos.
14- Evitar tubulação de água ou esgoto entupida ou com vazamento (torneiras com carrapetas danificadas), por simbolizar opressão ou perda da estabilidade emocional para o chefe da família.
15- Não deverá haver azulejos nem cerâmicas rachadas ou faltantes nos revestimentos das paredes ou pisos.
16- Que não hajam louças coladas, isto é, quebradas e recuperadas com cola. Estas não trazem bom augúrio.
17- Manter os aparelhos eletrodomésticos em perfeito funcionamento. Aparelhos quebrados ou em desuso, como as famosas lava-louças, devem ser descartados imediatamente se não houver condição de consertá-los ou interesse em usá-los..
18- As lâmpadas e a instalação elétrica devem estar em bom estado. Não possuir lâmpada queimada ou faltante; nem tampouco fios expostos; e sim, protegidos com calhas de pvc.
19- A família não deve se reunir para uma refeição na cozinha em mesa acanhada, ou estabelecer escala para realizá-la. Esta situação tende a desagregar a família. O ideal é que as refeições aconteçam em mesa confortável na sala de jantar ou no living (sala estar/jantar). Obs.: Algumas pessoas têm o hábito de utilizar a cozinha para as refeições do cotidiano, e manter em desuso a sala de jantar para poupá-la. O Feng Shui aconselha que não devemos deixar cômodo algum da casa sem utilização, para evitar energias estagnadas. Além disso, se você trabalhou para possuir uma ótima e confortável sala de jantar, você tem o direito de usufruí-la ao máximo; e não deixar esse privilégio somente para as visitas.
20- Impedir a permanência de animais como cães e gatos na cozinha, o que gera mal cheiro e atrapalha a circulação do “yang-Ch`i” (Ch`i saudável). Além de preservarmos a higiene neste compartimento.
21- Não cultuar santos nem manter velas acesas na cozinha.
22- Percebendo a presença de formigas caminhando no compartimento, utilize louro em pó ao longo do caminho. Por ser um material orgânico e amargo não vai entrar em atrito com o equilíbrio ecológico. Obs.: Em Radiestesia e no Feng Shui, dizemos que a presença de formigas e cupins significa que as energias estão conturbadas, precisando ser neutralizadas.
23- Infiltrações em paredes e tetos também são negativas. Tratar o mais rápido possível para que os fungos não suguem ou vampirizem a energia das pessoas e dos alimentos ali preparados.
24- Tenha o cuidado de não permanecer por muito tempo com louças sujas na pia.
25- As coifas de exaustão ou simples exaustores, deve ser mantidos limpos e em bom estado de funcionamento.
26- Não deixe garfos e facas apontados para cima em potes ou recipientes de talheres, para evitar que o elemento Fogo fique em evidência, e a cozinheira ou dona-de-casa não se acidente ao manuseá-los. Os mesmos devem ser guardados deitados em gavetas, ou com as pontas para baixo.
27- Se você possuir em sua residência cozinha americana não haverá problema com as más energias. Coloque um dispersor esférico em cristal facetado pendurado na viga superior ao balcão que divisa a cozinha com a sala, e uma corrente ou pequena porta vai-vem, de modo que a visita perceba que não deve entrar no compartimento sem ser convidada.
01- Que as portas sejam mantidas fechadas manualmente ou com o auxílio de uma mola dobradiça.
02- Que haja um espelho octogonal fixado na face externa da porta, na altura média das pessoas da casa, de modo a refletir a energia yang-Ch`i circulante na residência para não deixá-la entrar no banheiro e escoar através do esgoto. Outra possibilidade é a utilização de um cristal dispersor pendurado no portal (parte externa) para separar as energias Ch`i X Sha.
03- Que o vaso sanitário não fique na direção da porta do banheiro. Se acontecer, use o cristal dispersor pendurado no teto entre o vaso e a porta. O ideal seria a construção de um painel de parede tapa-vista, de modo a esconder o vaso, ou que o mesmo fosse instalado atrás da porta.
04- Que os ralos possuam grelhas abre-fecha, e que se mantenham fechadas.
05- Que o tampo do vaso esteja sempre fechado: principalmente no momento do acionamento da válvula de descarga para não sugar a energia da pessoa naquele momento.
06- Que seja o compartimento bem ventilado. Do contrário, instalar um exaustor na parede ou no teto, ou instalar venezianas na porta de modo a evitar estagnação energética no compartimento.
07- Que a cor predominante seja verde por ser a cor da saúde, ou pelo menos no teto.
08- Que haja motivos marinhos como peixes em resina, louça ou gesso, nas paredes ou sobre a bancada do lavatório de modo a restabelecer a energia perdida pelas pessoas no banheiro. Obs.: Evitar peixes embalsamados, estrelas do mar, caramujos, corais e conchas, por estarem mortos.
09- É o cômodo que pode possuir o maior número de espelhos para facilitar a dispersão do Ch`i sem direcioná-lo para o esgoto.
10- Se for bem ventilado, podem ser utilizadas plantas naturais como Jibóia, etc.
11- Que não hajam canos entupidos, ou torneiras bloqueadas com ferrugem. Isto resultará uma estagnação energética para a família.
12- Que não hajam vidros ou espelhos quebrados, oxidados ou com defeitos na reflexão das imagens.
13- Existindo lixeira no banheiro, descartar-se diariamente do lixo.
14- Corrigir infiltrações nas paredes e teto, de modo a não proliferar fungos, que normalmente vampirizam a energia das pessoas.
15- Se a porta do banheiro abrir diretamente para um quarto (suíte), instalar um cristal dispersor no portal dentro do quarto, e mantê-la sempre fechada.
16- Evitar o acúmulo de roupas sujas neste compartimento por muito tempo.
17- Sob a porta deve existir uma abertura de dois centímetros para melhorar a ventilação no compartimento e não acumular gases; principalmente se o aquecedor a gás encontra-se no banheiro.
18- Que não hajam torneiras gotejando ou válvula de descarga disparando com excessiva perda d`água. Isto pode simbolizar falta de controle financeiro do chefe da família.
19- Que não exista louça sanitária rachada. Havendo, substitua imediatamente para não ser um emissor de ondas de forma.
20- Se o banheiro não possuir uma janela para o exterior, mantenha um ponto de luz de baixa potência como uma lâmpada fluorescente compacta, acesa permanentemente de modo a evitar a estagnação energética.
21- Que não exista rachaduras nas paredes, azulejos ou placas de piso faltantes.
22- As caixas de passagem elétrica devem possuir espelhos plásticos e não possuir fios expostos.
23- Se alguma peça sanitária for retirada, não mantenha o ponto d`água e esgoto apenas tamponado, retire-o. Obs.: Esta situação é seríssima. Já houve caso de clientes demolirem banheiros em suítes, sem retirar das paredes e pisos os tubos remanescentes; isto é, aqueles que alimentavam os pontos com água potável,e os que recebiam os esgotos das peças sanitárias. O resultado foi que em alguns casos, desencadeou problema respiratório nas pessoas que passaram a dormir naquele compartimento após concluída a obra. Em outros casos, as pessoas tiveram problemas circulatórios (varizes e dormência nos membros inferiores). As pessoas conseguiram restabelecer a saúde após reconstruírem os banheiros, ou retirarem definitivamente toda tubulação abandonada.
24- Se a posição da porta do banheiro for vista através da porta social do imóvel, instale um biombo ou um vaso de plantas junto à porta do banheiro.
25- Que nunca exista banheiro sobre cozinha principalmente sobre o fogão; sobre a sala de jantar, e que não seja sobre a mesa de refeições; e sobre o quarto, na direção da cama. Existindo, a cura será utilizar um SCAP (Símbolo Compensador André Phillipe) sob a instalação do vaso sanitário.
26- Deve-se evitar a localização de um banheiro junto a uma sala de estar para que não haja constrangimento das pessoas ao usá-lo, quanto ao ruído no momento do acionamento da descarga sanitária. A cura seria uma parede grossa ou a instalação de uma estante como isolamento acústico.
27- Evitar que a instalação hidráulica de água potável do banheiro esteja localizada nas paredes divisórias com os quartos, para que o elemento Água não venha prejudicar as pessoas que tenham suas camas junto a estas paredes. A cura é utilizar um gráfico SCAP na cabeceira ou na lateral da cama.
28- Que a instalação d`água do banheiro não fique na parede divisória com a cozinha, de modo que o elemento Água não prejudique o Fogo. Ocorrendo este fato, instale um espelho atrás do fogão de modo que o elemento Fogo seja ampliado a ponto de reduzir a força do elemento Água.
29- Que a porta de banheiros e lavabos não abram para fora; isto é, que sejam sempre empurradas para dentro, ou de correr para o lado. A finalidade é a de reter a energia Sha no interior deste compartimento; e não sugá-la como uma bomba de vácuo para fora no momento da abertura da porta.
Sala de estar:
01-Que o conjunto de estofados (sofás e poltronas), não fique com peças de costas para quem chega. Se não houver a possibilidade da disposição proposta, que seja utilizado um aparador atrás do sofá com objetos e plantas, ou que haja uma tentativa de reposicionar o jogo de estofados, de modo a facilitar o acesso.
02-Que o layout (disposição) dos estofados forme um U para que a visita sinta-se bem-vinda.
03-Evitar quinas de paredes ou pilares agredindo as visitas e os anfitriões. Para isto, podemos utilizar dispersores de cristal pendurados no teto exatamente na quina ou vasos com plantas altas para neutralizar o efeito cortante da verticalidade da quina.
04-A cor das paredes pode ser em tons frios como o azul, de modo que as pessoas relaxem. O teto, na cor branco neve.
05-Os quadros podem retratar paisagens acadêmicas, impressionistas, etc, e que simbolizem lugares bonitos e prósperos; e não temas de tragédias ou lugares que predominem vida com atividades de sacrifícios. Obs.: Para o Feng Shui devemos decorar as paredes de nossa casa ou local de trabalho com temas prósperos, dos quais gostaríamos de, por algum momento de nossa vida, fazer parte. Na realidade, para que as coisas fluam é necessário visualizarmos coisas boas; e não quadros retratando trabalhos árduos, casebres em ruínas e barcos podres naufragando a beira de um cais.
06- Colocar cinzeiros e cigarreira para o visitante, mesmo sendo os seus princípios desfavoráveis ao tabagismo.
07- Se houver bar no mobiliário, seu lugar será na sala de estar.
08- Sobre a mesa de centro, junto aos estofados, podem ser dispostos tabuleiros de xadrez, ou dama.
09- Se a sua sala de estar coincidir no guá (fatia do Baguá) correspondente aos “Amigos”, o tapete poderá ser circular.
10- Se em sua sala de estar não existir um bar nem tampouco um carrinho de chá, você pode dispor uma bandeja com garrafas de bebidas e copos sobre uma arca ou mesmo num aparador.
11- Você pode utilizar vasos com plantas com palmeira Areca, Raphis, etc.
12-Utilize cortinas, evitando as persianas verticais ou horizontais em sua residência. Elas se enquadram muito bem em ambientes comerciais (escritórios).
13- Cuidado para não deixar fios expostos pelo rodapé ou soltos atrás dos móveis. Proteja-os com calhas plásticas de pvc.
14- O conjunto de mesas (centro e laterais ao sofá) poderão ser circulares, ovaladas ou quadradas; porém baixas para fazer o ambiente mais confortável.
15- Poderá haver uma estante ou um rack para apoio do TV, som, dvd . Evitar excesso de objetos de decoração para não haver poluição visual.
16- Se desejar instalar um aquário neste compartimento, é sempre bem-vindo, por ser relaxante às pessoas.
17- Evite decorar as paredes com armas de fogo, arco e flecha, adagas. Essas não trazem bom augúrio para a harmonização ambiental.
18-Não utilize na decoração animais empalhados ou embalsamados.
19- Não exponha em porta-retratos as fotos de pessoas falecidas; e sim fotos de familiares, amigos, ou de lugares que desejam conhecer nas próximas férias.
Sala de jantar:
01-Que os móveis tenham arestas arredondadas ou chanfradas, sem quinas vivas para evitar a criação das flechas nocivas de forma, ou shars.
02- Evitar excesso de peças no mobiliário para que haja um bom fluxo de Ch`i, e as pessoas não se sintam oprimidas.
03- Que os espelhos não estejam oxidados e possam refletir a prosperidade do que for servido na mesa de jantar com fidelidade.
04- Que as cadeiras e portas de arcas e cristaleiras não façam rangidos quando utilizadas, por falta de lubrificação ou boa colagem.
05-Que os cristais e louças estejam em perfeito estado; isto é, sem lascas tiradas ou objetos quebrados e colados.
06- Que não sejam utilizados copos de geléia nem requeijão diariamente, reservando as melhores peças (copos e taças de cristal, e o aparelho de jantar em porcelana) para as visitas. Afinal, foi você quem trabalhou para obtê-los.
07- Evitar guardar vidros de remédios junto com as louças e cristais.
08- Existindo lustre de cristal sobre a mesa de jantar, este não deve ter peças faltantes nem lâmpadas queimadas ou afrouxadas para economizar energia elétrica.
09- Os quadros devem possuir temas agradáveis e claros de modo que o comensal não rebusque em demasia a sua mente para interpretar aquele tema. Como exemplo, você pode utilizar pinturas ou reproduções de natureza morta (flores, frutas, pães e vinhos).
10- Utilizar jarro com flores naturais ou artificiais sobre um aparador ou arca, para que as pessoas sintam a satisfação e o empenho do anfitrião em proporcionar àquele evento um toque de natureza tornando-o mais agradável.
11- Que os anfitriões sentem à mesa em posição oposta à porta, de modo a manterem o controle sobre tudo que está acontecendo e não sejam surpreendidos pelas costas por energias inconvenientes.
12- Que o estofamento e a estrutura das cadeiras estejam em bom estado de conservação para evitar explicações constrangedoras no momento da recepção.
13- Que as cores das paredes sejam vivas e quentes para fazer o ambiente prazeroso e convidativo.
Para que haja um bom fluxo energético em sua empresa, conseguido através das técnicas do Feng Shui, é importante que sejam seguidas algumas recomendações:
01- Evitar que as pessoas sentadas às escrivaninhas fiquem de costas para as janelas, para que a claridade não incida sobre elas, projetando sombra na mesa de trabalho.
02- Que as pessoas não fiquem interceptando o fluxo do Ch`i (energia prânica) entre a janela e a porta do compartimento.
03- Que não haja mesa com pessoas trabalhando de costas para a porta do compartimento. Esta situação trará instabilidade emocional, fazendo com que as pessoas fiquem apreensivas com a energia que poderá surpreendê-las. A cura será instalar um espelho como retrovisor para que sejam visualizadas pelo usuário da mesa, as pessoas e energias que cheguem.
04- Que a incidência da luz aconteça da esquerda para a direita das pessoas, de modo que o aproveitamento luminoso seja total e não projete sombras.
05- Que o revestimento do mobiliário esteja em perfeitas condições; isto é, que os folheados ou os materiais melamínicos não estejam lascados (faltando pedaços), ou manchados.
06- Que dobradiças de portas dos armários ou os rodízios das gavetas estejam funcionando facilmente sem rangidos.
07- Que o estofamento de cadeiras e sofás estejam em perfeita conservação.
08- Que não haja espelhos em frente às mesas de trabalho com grandes dimensões para não estressar as pessoas.
09- Que a iluminação artificial seja projetada por um especialista de iluminotécnica de modo a atender com eficiência o tipo de atividade desenvolvida na área, economia no consumo de energia elétrica e o conforto visual, sem agressão.
10- O mobiliário deve ser escolhido de acordo com o estudo do fluxo energético que será necessário para as atividades que serão ali desenvolvidas, e com o layout (disposição das peças). Ambientes com excesso de móveis, impedem a circulação da energia prânica Ch`i.
11- Para a cor do teto é sempre bom usar branco neve fosco. Para as paredes, deve-se fazer um estudo cromático de acordo com o tipo de atividade que ali será desenvolvida; como exemplo, se a atividade exigir acuidade visual, evite a cor azul para que não dê sono nos funcionários. Se for um consultório de psicologia, psicanálise, psiquiatria, evite cores quentes como o vermelho ou o laranja.
12- Que os objetos de harmonização sejam discretos, pois estamos tratando com um ambiente profissional, e não residencial. Como exemplo de harmonização para este setor, você pode utilizar o seguinte critério:
Faça um desenho de seu escritório numa folha de papel em qualquer escala, representando as medidas exatas do compartimento (planta baixa).
Meça todos os móveis e desenhe-os sobre a planta.
Desenhe sobre a planta com uma caneta vermelha, uma figura geométrica octogonal (polígono com oito lados), a qual chamamos “Baguá”.
Agora precisamos dar nome a cada lado do baguá. Pela Escola do Chapéu Negro, a sua porta social só poderá estar no guá (lado) da Espiritualidade, da Carreira ou dos Amigos. Você estando dentro do cômodo e olhando para o lado esquerdo da porta, terá o guá dos Amigos. Caso a porta esteja no centro, o guá é a Carreira ou Trabalho. E se ela estiver à direita, o guá é Espiritualidade.
Após esta identificação dos três guás, renomeamos os guás restantes, que são: criatividade (junto aos Amigos), logo a seguir Relacionamento, Sucesso, Prosperidade e Família.
Podemos agora harmonizar o escritório ou empresa da seguinte forma:
I) Carreira ou Trabalho - colocar na parede a logo da empresa. Sobre um aparador, colocar protótipos de seus produtos, uma fonte ou um aquário sobre uma mesa ou num balcão de vidro.
II) Amigos – dispor neste setor os estofados para conforto dos clientes e amigos na cor branca, ou bege. Podem ser colocados também um bar, uma mesa de cafezinho ou porta-retratos com fotos dos principais clientes.
III) Criatividade- neste guá podem ficar a mesa do gerente de planejamento da empresa, prancheta do projetista, as maquetes das obras a serem iniciadas, esculturas metálicas.
IV) Relacionamento – aqui podem estar a mesa da assistente social, quadro com o organograma da empresa, foto da chefia com todos os funcionários, quadro com cartões dos clientes.
V) Sucesso – ponha a mesa do presidente ou do gerente da empresa, quadro com recortes de jornais e revistas divulgando a empresa, troféus, cartas de elogios sobre os bons serviços prestados.
VI) Prosperidade – a mesa da diretoria financeira, um quadro com gráficos dos planos de metas e/ou gráficos mostrando a lucratividade dos negócios nos últimos anos e o projeto de expansão da empresa podem figurar neste setor.
VII) Família – o serviço médico da empresa, o quadro demonstrativo dos planos de benefícios para os funcionários e familiares e panfletos ilustrativos de como ter uma vida saudável estarão expostos aqui.
VIII) Espiritualidade ou Autoconhecimento – biblioteca, área de pesquisa, mesa de leitura e a mesa do setor jurídico.
Escolher a rua e o prédio para fixar a sua residência ou local de trabalho, tem sido um problema dificílimo de ser resolvido, não é? Então aqui vão dicas importantes de como proceder para uma escolha acertada.
Checar com a vizinhança se o imóvel foi utilizado para a venda ou distribuição de tóxico. Se ocorreu alguma morte natural, assassinato, ou suicídio, em alguma época no local. Se os antigos moradores ou ocupantes possuíam o hábito de brigar ou de pronunciarem palavras que não tragam bom augúrio para um ambiente. Se algum tipo de magia ou ritual foi alí praticado em algum momento.
Se o prédio foi vítima de um incêndio criminoso ou não, se funcionou um prostíbulo em algum momento, ou se o prédio serviu de albergue. Se o histórico da área onde foi erguido o prédio é de que a mesma foi um cemitério humano ou animal no passado. Se houve o desvio do curso de um rio sem critérios para dar lugar àquele prédio. Se o terreno foi aterrado com escombros provenientes das demolições de prostíbulos, hospitais, igrejas, etc. Se o prédio é cortado no subsolo por oleoduto ou gasoduto. Se existem redes elétricas de alta tensão no subsolo sem as devidas proteções ou isolamentos. Se na área foi descartado criminosamente material químico ou radioativo por alguma empresa como residuo industrial. Se existem prédios vizinhos em ruínas, com árvores velhas atacadas por cupins ou formigas. Que o prédio não seja localizado numa encruzilhada fechada ou em “T”. Se o mesmo for localizado numa esquina ou encruzilhada aberta, que não fique de frente para o sentido do fluxo dos veículos, para que não receba as flechas de forma ou Shars. Que os prédios frontais não possuam detalhes arquitetônicos protuberantes de modo a não atacar o seu imóvel com as ondas de forma. Que a construção seja sólida, sem fissuras ou rachaduras provenientes de recalque do terreno, ou da utilização de materiais inadequados. Que não haja prédios ou comunidades exatamente na frente do prédio tirando toda a sua privacidade. Que não existam árvores frondosas junto da edificação e com uma distância menor que cinco metros. Que sejam checadas as planilhas de periodicidade das limpezas dos reservatórios d’água, recarga dos extintores de incêndio, as caixas de mangueiras de incêndio, as redes de sprinklers, manutenção dos elevadores e para-raios, etc. Procurar saber quem são os vizinhos, e se os mesmos são prósperos, para o caso de você estar tratando de um imóvel comercial ou industrial. Que o imóvel não tenha sua fachada voltada para uma delegacia policial, um presídio, um hospital, um cemitério, uma funerária, uma igreja ou um templo religioso, uma lixeira, uma torre de telefonia celular, um prostíbulo, um ponto de tóxico, um cortiço, um ferro-velho, um valão de esgoto a céu aberto, uma casa mal assombrada, uma subestação elétrica, um poste com transformador de alta tensão, o rincão do telhado de um prédio vizinho, uma placa de contra mão. Que a porta principal não coincida com a descida de uma escada ou com o compartimento do lixo. Que as esquadrias (portas, janelas e basculantes) estejam em perfeitas condições, sem vidros quebrados, sem rangidos nas dobradiças, e em perfeito funcionamento as fechaduras. Que toda a rede hidráulica de água potável e esgoto esteja em perfeito funcionamento; isto é, sem vazamentos ou gotejamentos de torneiras provenientes das famosas carrapetas defeituosas. Que todo o revestimento de pisos e paredes esteja em perfeitas condições. Que o prédio e apartamentos possuam o número legível. Que o jardim não tenha árvores doentes, com pragas ou tumores cancerosos no caule. Que não haja plantas espinhosas entre a porta principal do imóvel e o portão da rua. Que o imóvel não esteja junto a barrancos sujeitos a deslizamentos de terra, ou localizado em escarpa de montanha com riscos de tombamentos. Que não hajam telhas quebradas ao longo do telhado nem tampouco nos beirais, ou catenárias na estrutura do telhado (trechos empenados). Que os gradis de portas e janelas não tenham elementos agressivos como ponteiras ou temas subjetivos ao conjunto arquitetônico. Que não haja infiltrações com umidade na base das paredes ou nos tetos com a formação de fungos para evitar o vampirismo energético das pessoas. Evitar imóveis que possuam em suas coberturas conjunto de antenas de telefonia celular. Checar a carga de ventos que atinge o imóvel tornando-o inóspito. Procurar saber se o escoamento pluvial do logradouro (rua) funciona ou se existe alagamento. Observar se o antigo morador executou obras em desacordo com o código de obras, gerando problemas para a futura legalização. É bom saber com a vizinhança se existe algum problema estrutural ou infiltrações para que não venham a assumir problemas judiciais futuros. E finalmente, se a documentação está de acordo para o fechamento do negócio.
Os preparativos para as festas de fim de ano já começaram. Os presentes de Natal, a roupa do Ano Novo e a ceia das Festas são os itens mais lembrados nesta época. Mas este também é um período ideal para cuidar da energia do lar.
O Feng Shui, a antiga arte chinesa aplicada para criar ambientes harmoniosos, apresenta diversas orientações que ajudam a fechar o ano e começar o novo com boas vibrações para a casa e a família, que vão desde pequenas reformas e consertos a como posicionar a árvore de natal.
O consultor em Feng Shui e autor do livro “Feng Shui na Vida Atual”, Dirceu Galhardi*, preparou para o Bemzen dez dicas de Feng Shui para aguardar o Ano Novo com energia positiva.
Reduza a quantidade de móveis em sua sala para que a boa energia Ch’i circule com facilidade, caso você ache sua sala pequena e com excesso de peças do mobiliário.
Atenção com as cores de paredes, tetos e esquadrias de portas e janelas. Você deve manter os tetos sempre em branco-neve fosco. As paredes poderão ser brancas e apenas uma parede, aquela em frente à porta social, numa cor quente como: vermelha, laranja, terracota-clara, ocre ou cereja. Esta posição quase sempre nos mostra o lado do baguá correspondente ao Relacionamento, ao Sucesso ou a Prosperidade, caso estejam harmonizando os cômodos da casa separadamente.
Evite manter aparelhos eletrodomésticos com defeito ou em desuso em sua residência (conserte-os ou descarte-os).
Dê uma geral em sua residência ou local de trabalho evitando: fios expostos (proteja-os com calhas plásticas), lâmpadas queimadas, vidros quebrados em portas e janelas, torneiras gotejando, rachaduras em tetos e paredes, portas ruidosas, cerâmicas ou azulejos faltantes, paredes sujas, quinquilharias nos cantos dos compartimentos, móveis cheios de coisas inservíveis ocupando espaços importantes.
Cuidado com aquela sopeira ou jarro chinês quebrado e colado. Descarte-os.
Tenha atenção com a energia das coisas herdadas, adquiridas em antiquários e brechós, passando uma solução de água com anil como desimpregnador energético.
Para os festejos natalinos, guarde o excesso de bibelôs para que os objetos natalinos tenham destaque na decoração.
A posição de sua árvore de Natal será muito boa se for instalada ao fundo de sua sala, no canto esquerdo (setor Prosperidade), ou na parte central da parede frontal à porta social (setor da Fama ou Sucesso).
Como a predominância das cores nos adereços natalinos é o verde e o vermelho, podemos garantir que se combinam muito bem, devido o verde ser a cor do elemento Madeira, e o vermelho o elemento Fogo no Feng Shui. O Fogo não existe sem a Madeira no Ciclo Construtivo dos cinco elementos.
Até o dia 03 de fevereiro, estaremos vivendo ainda o período difícil pelo horóscopo chinês, que está vindo desde o dia 13 de fevereiro passado. Está sendo um ano com muitos conflitos súbitos e crises impactantes durante algum tempo. Ano das ações corajosas e grandiosas.
A mudança acontecerá a partir do dia 03 de fevereiro do Ano Novo, trazendo uma pausa e um momento de descanso; isto é, o momento para negociações e grandes decisões sobre vários segmentos de nossas vidas principalmente a dos brasileiros.
Tenham um Natal com muita harmonia eum Ano Novo bem próspero,
Dirceu Galhardi*
Nos prédios residenciais, a legislação do código de obras da municipalidade é rígida quanto à dimensão dos compartimentos habitáveis (salas e quartos), dos vãos de iluminação e ventilação e dos prismas (áreas livres).
Porém, como a maior parte da decoração interior, principalmente o layout do mobiliário geralmente fica a cargo do proprietário, que por desconhecimento das técnicas da Radiestesia e Feng Shui, acaba causando estagnação no bom fluxo energético das residências. Como 1/3 de nossas vidas passamos no quarto, precisamos de uma atenção especial na sua harmonização:
- Que a estrutura da cama seja em madeira e não de ferro. Do contrário, instalar um fio de cobre nu como terra para descarregá-la, preso em uma das pontas à cama, e a outra extremidade encostada no piso frio ou mesmo na parede;
- Como habitamos no hemisfério sul, devemos posicionar a cabeceira da cama para o norte magnético. Se não for possível, utilizar uma placa radiônica SCAP (Símbolo Compensador André Phillipe) entre o colchão e o estrado da cama;
- Que a cama não fique com sua cabeceira sob uma janela. Esta posição poderá passar uma sensação de insegurança para a pessoa. Se não for possível outra posição, utilizar cortinas pesadas fechadas à noite, ou pendurar prisma de vidro com água ou dispersor esférico em cristal facetado como cura exatamente no vão de janela;
- Evitar posicionar a cabeceira da cama para o pano de parede em que se localiza a porta de entrada no quarto. A pessoa ficará sempre intranqüila, com a expectativa de que será surpreendida a qualquer momento por uma energia ou pessoa entrando no quarto. A cura poderá ser um espelho na parede oposta, de modo a permitir que a pessoa deitada visualize a porta;
- Não colocar a cama com os pés voltados para a porta do quarto. Esta posição é preocupante para os chineses, pois gera perda de energia para quem dorme, em lugar de reabastecer as energias para quem procura descanso. Tanto na China quanto no Brasil, a posição "deitado com os pés para porta", simboliza os velórios. O melhor é não dispor sua cama nesta posição. Se não for possível, a cura é a instalação de um biombo entre a cama e a porta, fazendo com que as energias externas sejam desviadas e não atinjam diretamente as pessoas deitadas, ou que seja mantida a porta do quarto fechada durante a noite;
- Que a cabeceira da cama não fique afastada da parede para não simbolizar mesa mortuária, como nas capelas dos cemitérios;
- Que a cama não possua cabeceira com o centro arredondo e as extremidades niveladas como uma lápide de sepultura;
- Evitar colocar a cama com a cabeceira em diagonal com um canto do quarto, para evitar um vazio estagnando a energia. Se não for possível, preencher o vazio triangular com um baú para roupas de cama, ou uma prateleira no nível imediatamente superior ao da cabeceira, de modo a desaparecer o tal espaço;
- Existindo armários, móveis gaveteiros e estantes, evitar que estes se posicionem em vãos centrais de paredes, de modo a não bombardearem a cama com as perigosas flechas de energia de forma, geradas a partir das arestas (quinas). O melhor é preencher os cantos do quarto com estas peças do mobiliário;
- Não cultivar plantas nem tampouco manter jarros com flores no quarto durante a noite;
- Evitar espelhos aparentes no quarto, de modo a não refletir o rosto de quem está dormindo. Você pode revestir a parede da cabeceira da cama com espelho. Nunca espelhar o teto do quarto. Esta posição é usada em demasia nos motéis, onde a permanência dos hóspedes é curta. Outras posições serão possíveis, como o revestimento de uma parede ou portas de armário, começando há um metro do piso. Nesta posição, a pessoa só seria refletida quando sentada na cama. A melhor posição para o espelho é no interior das portas dos armários, e nas paredes do closet. Se for inviável a retirada do excesso de espelhos, utilize cortinas finas para cobri-los à noite;
- Que a cama não seja embutida em guarda-roupa, de modo a evitar o maleiro sobre a cabeça de quem dorme. Se não for possível evitar, recomendamos utilizar sob o fundo do maleiro, uma placa radiônica em plástico com o circuito cobreado chamada SCAP (Símbolo Compensador André Phillipe), para neutralizar a nocividade das ondas de forma, projetadas sobre quem está dormindo;
- Que o teto não possua vigas aparentes na direção da cama. Se houver uma viga transversal; isto é, paralela à cabeceira, a pessoa poderá ter sono intranqüilo. Se a viga estiver ao logo da cama; em sentido longitudinal, a tendência é gerar separação do casal. A solução seria rebaixar todo o teto com gesso, lambris de madeira ou de PVC;
- Não deve existir banheiro sobre o quarto, principalmente na direção da cama. Esta posição trás para as pessoas uma desmotivação e até pré-disposição a doenças. A solução é deslocar a cama da direção do vaso sanitário e do ralo sifonado, e colar no teto ou mesmo embutir no rebaixamento, uma placa radiônica SCAP para neutralizar a nocividade destas instalações sanitárias;
- Os quartos devem ser bem iluminados e ventilados naturalmente. Devemos abrir as janelas sempre que possível para permitir a entrada do sol, e haver uma troca energética;
- Os quartos não devem ser posicionados sob caixas d'água de modo a não serem atacados em demasia pelo elemento água. As pessoas poderão se sentir afrontadas, com crises respiratórias e, em alguns casos, acontecer infiltrações gerando fungos que vão vampirizá-las. A solução é instalar um cristal esférico dispersor no centro do teto, com distância de 9 centímetros, por um fio de nylon;
- Que as instalações sanitárias de água e esgoto dos banheiros e cozinhas não estejam coladas à parede dos quartos e cabeceira das camas. Estando, deve-se usar o gráfico radiônico SCAP colado à cabeceira ou mesmo na lateral da cama, e voltado para a parede onde está localizado o problema. Outra possibilidade da neutralização energética é a de revestir parte da parede com manta de chumbo flexível, de espessura 0,5 mm, e protegida por um material melamínico tipo fórmica;
- Não deve existir TV a cores com seus controles remotos, computadores, telefone e rádio digital de cabeceira no interior do quarto. O ideal é que existisse um disjuntor para que ao final do dia desligássemos toda a energia elétrica para termos um sono tranqüilo. Como não nos é possível retirarmos tudo isto, sugiro que se coloque sob cada aparelho, uma placa SCAP para neutralizar o campo eletro-magnético formado pela emissão de raios nocivos emitidos por ondas de rádio, de TV, e de telefonia;
- O quarto não deve ser localizado sobre a garagem devido à emanação de gases dos veículos e da instabilidade emocional que pode atacar a pessoa, devido ao entra-e-sai de veículos vibrando a estrutura do prédio com o ruído dos motores. A sugestão é a de pintar o quarto na cor verde claro e colocar um dispersor esférico em cristal na janela de modo a estabelecer uma barreira energética do interior do quarto com o exterior;
- Sendo o quarto uma suíte, manter a porta do banheiro fechada para que a energia Chi não se escoe pela rede do esgoto sanitário. O ideal seria instalar um cristal esférico no portal do banheiro, ou um espelho octogonal liso fixado na parte externa da porta, numa altura média das pessoas da casa;
- Se o quarto estiver localizado no sótão ou água furtada do telhado, evitar que as camas fiquem sob as janelas clarabóias. Esta situação poderá trazer intranqüilidade numa noite de sono;
- Não cultuar imagens de santos no quarto do casal. Poderá haver o choque de egrégoras "sexo e religião";
- Não acender velas no interior do quarto;
- As cores das paredes e teto podem ser definidas através de um trabalho pendular checando a cor tônica ou de nascimento das pessoas que vão usar este compartimento. Outra solução é a de pintar a parede onde está localizada a cabeceira da cama, com uma cor viva e as restantes em branco neve. Se os ocupantes do quarto forem pessoas tensas ou agitadas, use uma cor fria como a cor azul (qualquer tom) na parede da cabeceira. Se forem calmos, você pode usar uma cor quente como: terracota, laranja ou amarelo. Devemos evitar o vermelho neste compartimento por ser uma cor quentíssima;
- As luminárias devem ter luz indireta. O foco luminoso deve ser dirigido para o teto ou paredes; a não ser que seja um spot para leitura;
- O mobiliário não deve ter quinas vivas; e sim chanfradas para evitar ataques de ondas de forma;
- Os armários não devem guardar roupas ou objetos de pessoas falecidas;
- Que não hajam fotos de pessoas falecidas em porta-retratos sobre o mobiliário. O ideal é guardá-las em álbuns de fotografias, ou em envelopes pretos em gavetas;
- Evitar quinquilharias (jornais velhos, revistas, calçados e objetos em desuso) amontoadas nos cantos do quarto;
- Quartos oblíquos; isto é, com formas irregulares, devem ser tratados com especial atenção, utilizando-se um cristal dispersor esférico pendurado no teto, próximo à parede que está a tal desarmonia no paralelismo com as demais;
- Se existirem pilares salientes das paredes no interior do quarto, tratá-los com a pintura de setas duplas em esmalte incolor fosco, eqüidistantes em 20 centímetros, para desviar as flechas de forma ou "Shars";
- Evitar o acúmulo de livros sem terem sido lidos sobre as mesas de cabeceira, para não intranqüilizar o sono das pessoas;
- Não possuir prateleiras sobre a cabeceira da cama;
- Evitar revestimento do piso do quarto em ardósia ou granitos marrons. Estes materiais podem exalar o gás radônio;
- Evitar que o quarto fique localizado sobre lençóis subterrâneos de água, rede de esgoto abandonada, gasoduto ou rede elétrica de alta ou baixa tensão.
A Cromoterapia é utilizada para o tratamento pessoal ou ambiental através das cores. Divide-se em cromologia que é o estudo das cores e cromoenergética que é a aplicação de cor.
Normalmente é baseada na aplicação das sete cores do spectro solar ou "arco-íris", que são três cores quentes: vermelho, laranja e amarelo; uma cor temperada, o verde, e três cores frias: o azul turquesa, azul índigo e violeta.
Como características básicas de cada cor e sua utilização podemos dizer:
Vermelho: além de quentíssima, estimula a euforia e representa a exalação de adrenalina. Não é recomendada para pessoas excitadas ou em estado de intensa fragilidade. Muitíssimo utilizada em ambientes excitantes e prazerosos, principalmente onde haja música, dança e entretenimento, e não devendo ser usada em escritórios e quartos. Reduz os espaços e é opressivo quando denso e forte.
Em hotéis, podemos aplicá-lo na danceteria para ativar a euforia. Nos restaurantes, na ante-sala ou hall de entrada para a estimulação do apetite.
Laranja: representa muita intelectualidade. É a cor da sabedoria e da criatividade. Muito usada em áreas de lazer, salas de jantar e circulações por trazer bem-estar físico e ser relaxante. Não deve ser utilizada em quartos ou áreas de tensão. Equilibra o espaço sem restringi-lo.
Tanto nos hotéis quanto nos restaurantes, pode ser usado no salão de refeições e de jogos por ser antidepressivo.
Amarelo: age de maneira excitante em pessoas nervosas. Representa a cor da teimosia e é recomendada para ajudar as pessoas a memorizarem melhor. Também pode ser utilizada em ambientes antidepressivos. O amarelo forte não é recomendado para escritórios, quartos e áreas de trabalho. Nestes locais deve-se usar o palha ou creme.
Em hotéis, recomendamos seu uso em ante-salas dos apartamentos ou terraços onde hóspedes possam fumar ou meditar.
Verde: É a mistura do azul com o amarelo, mas não possui as qualidades destas duas cores. É uma cor temperada e muito utilizada para aliviar dores; daí ser utilizada em abundância nos hospitais. Podemos usá-la em pinturas externas de casas, hotéis, restaurantes, quintais, salas cirúrgicas e locais onde haja a necessidade de uma reposição energética como o teto dos banheiros. Em outros locais como salas de estar ou de atividades profissionais poderia trazer morbidez.
Azul turquesa: cor anestésica e apaziguadora para a superexcitação sexual. Pode ser uma cor muito fria, fazendo com que as pessoas durmam muito e comam excessivamente, tornando-se obesas. É uma cor refrescante, podendo ser utilizada em cozinhas, circulações e escadas de hotéis. Nos restaurantes, somente nas cozinhas e halls de saída. Não deve ser empregada em locais de atividades de lazer.
Azul índigo: reequilibra as vibrações vitais do corpo físico e mental. Em hotéis deve ser utilizada em ambientes que abriguem pessoas idosas e crianças. Não deve ser utilizada em restaurantes.
Violeta: estabelece efeito calmante geral, principalmente nas afecções psíquicas. Realça a individualidade, a paz e o silêncio. Opera transformações. Deve ser utilizada em áreas festivas e interiores grandiosos e suntuosos. Em hotéis, é recomendada para capelas e saguões de leitura e salas de ginástica. Seu uso não é recomendado em restaurantes.
De maneira geral, devemos utilizar a cor branco neve nos tetos por simbolizar a mistura das sete cores do spectro solar (arco-íris). Simboliza também a energia cósmica e pode ser usada indiscriminadamente em hotéis e restaurantes desde que haja o cuidado na disposição de elementos coloridos como cortinas, tapetes, toalhas.
A cor cinza, também chamada de verde elétrico, é a mistura do preto com o branco. Seu uso é desaconselhado por neutralizar em demasia a energia ambiental tanto nos hotéis quanto nos restaurantes. Se for utilizada, sugerimos que sejam aplicadas outras cores a fim de melhorar sua neutralidade.
A cor preta simboliza a energia telúrica (terra). É uma cor que não doa nem recebe, não proporcionando troca de energias.
Sabemos que todos temos um "Trigrama Pessoal" o número "KUA" que usamos para melhor posicionar nossas direções da cama, mesa etc...
Temos também nossa "Flor de Pêssego", que está relacionada com o romance, e que sendo ativada com flores frescas em um bonito vaso com água limpa irá provavelmente melhorar sua vida amorosa.
O "horóscopo chinês" também é muito famoso, e a maioria das pessoas sabe qual é o seu signo e elementos. Se você não souber, consulte o do www.bemzen.com.
Mas você sabe qual o seu "elemento da natureza" e como ele pode lhe ajudar?
Cada elemento tem sua cor, e para ativá-lo a pessoa deve usar acessórios na cor de seu elemento, e quando participar de uma ocasião importante, uma entrevista de emprego,um encontro amoroso,etc... a pessoa deve usar a sua cor para se harmonizar com seu elemento e ter mais força.
Isso serve também para saber com quem você se harmoniza mais (pessoas) porque os elementos ou estão interagindo entre si, ou sob controle ou se destruindo.
Ao contrário do nosso, o calendário chinês é lunar e não solar, e desta forma devemos adotar a tabela seguinte para os nossos cálculos conforme a sua data de nascimento:
O "ELEMENTO MADEIRA" (sua cor é o verde, quanto mais escuro melhor,para ativar seu elemento deve usar um pingente de pedra verde,ou anel,brincos, e quando necessário, roupas nessa cor). Combina com pessoas do elemento FOGO e ÁGUA, sendo que o elemento ÁGUA e o FOGO ficam sendo seu elemento de controle, não combina com pessoas do elemento TERRA e METAL: a MADEIRA penetra por toda TERRA minimizando-a, e o METAL destrói toda a sua energia.
O "ELEMENTO FOGO" (sua cor é o vermelho, o laranja, o pink, o violeta, deve usar acessórios e roupas nessas cores, um de cada vez ou combinando, com bom senso).
Combina com pessoas do elemento MADEIRA e TERRA, sendo que os mesmos são seus elementos de controle, não combina c/ elementos da ÁGUA e METAL. Um o faz ferver ou o destrói, o outro, ele derrete (domina).
O "ELEMENTO TERRA" (sua cor é o amarelo, ocre, marrom e todos os tons que derivam destas cores, os acessórios e roupas devem ser dessas cores usados entre si ou sozinhos) combina com pessoas do elemento FOGO e METAL, e os mesmos lhe controlam, não combinam com os elementos ÁGUA e MADEIRA, porque a ÁGUA faz com que a TERRA fique submersa e a TERRA absorve a ÁGUA, com a MADEIRA existe o risco desta sugar toda energia da TERRA.
O "ELEMENTO METAL" (sua cor é o branco, o azul claro, prata, dourado, brilhos e cristais, deve usar e abusar de acessórios e roupas nesses tons, e com a ajuda de seu elemento de controle variar seus tons e brilhos) combinam com pessoas do elemento ÁGUA e TERRA que são os mesmos do seu controle, não combinam com os elementos FOGO e MADEIRA. O FOGO o derrete, dominando-o por completo e a MADEIRA ele a corta podando todos os seus movimentos.
O " ELEMENTO ÁGUA" (sua cor é o preto, azul marinho, azul noite, azulão, pode usar brincos,anéis pingentes e roupas nesses tons combinados entre si ou com as cores de seu elemento de controle juntas) combina com os elementos METAL e MADEIRA, e os mesmos são seus elementos de controle, não combina com os elementos FOGO e TERRA, pois o FOGO a apaga, ou a consome aos poucos, e a TERRA a absorve dominando-a. Isto é valido também para a cor de seu carro, a menos que o seu elemento o domine, grandes aborrecimentos ele pode lhe trazer até você decidir vendê-lo.
Se você não sabe, pode ver o seu elemento e outros arquétipos no horóscopo chinês do Bemzen
As salas de estar e jantar sob a proteção do Feng Shui
Sala de estar:
01-Que o conjunto de estofados (sofás e poltronas), não fique com peças de costas para quem chega. Se não houver a possibilidade da disposição proposta, que seja utilizado um aparador atrás do sofá com objetos e plantas, ou que haja uma tentativa de reposicionar o jogo de estofados, de modo a facilitar o acesso das pessoas e o bom fluxo energético.
02-Que o layout (disposição) dos estofados forme um U para que a visita sinta-se bem-vinda.
03-Evitar quinas de paredes ou pilares agredindo as visitas e os anfitriões. Para isto, podemos utilizar dispersores de cristal pendurados no teto exatamente na quina ou vasos com plantas altas para neutralizar o efeito cortante da verticalidade da quina.
04-A cor das paredes pode ser em tons frios e relaxantes da cor azul; com tons terra (amarelo, creme, bege, laranja), para ser um ambiente anti-depressivo; com cores quentíssimas como o vermelho, o cereja ou o vinho, para ativar os bate-papos. O teto deve ser sempre na cor branco neve.
05-Os quadros podem retratar paisagens ou temas acadêmicos, e que simbolizem lugares bonitos e prósperos; e não temas de tragédias ou lugares que predominem vida com atividades de sacrifícios. Obs.: Para o Feng Shui devemos decorar as paredes de nossa casa ou local de trabalho com temas prósperos, dos quais gostaríamos de, por algum momento de nossa vida, fazer parte. Na realidade, para que as coisas fluam é necessário visualizarmos coisas boas; e não quadros retratando trabalhos árduos, casebres em ruínas e barcos podres naufragando a beira de um cais. Você também pode optar por temas surrealistas, art-naif, impressionistas e abstratos.
06- Colocar cinzeiros e cigarreira para o visitante, mesmo sendo os seus princípios desfavoráveis ao tabagismo.
07- Se houver bar no mobiliário, seu lugar será na sala de estar.
08- Sobre a mesa de centro, junto aos estofados, podem ser dispostos tabuleiros de xadrez, ou dama.
09- Se a sua sala de estar coincidir no guá (fatia do Baguá) correspondente aos “Amigos”, o tapete poderá ser circular.
10- Se em sua sala de estar não existir um bar nem tampouco um carrinho de chá, você pode dispor uma bandeja com garrafas de bebidas e copos sobre uma arca ou mesmo num aparador.
11- Você pode utilizar vasos com plantas com palmeira Areca, Raphis, etc.
12-Utilize cortinas, evitando as persianas verticais ou horizontais em sua residência. Elas se enquadram muito bem em ambientes comerciais (escritórios).
13- Cuidado para não deixar fios expostos pelo rodapé ou soltos atrás dos móveis. Proteja-os com calhas plásticas de pvc.
14- O conjunto de mesas (centro e laterais ao sofá) poderão ser circulares, ovaladas ou quadradas; porém baixas para fazer o ambiente mais confortável.
15- Poderá haver uma estante ou um rack para apoio do TV, som, dvd . Evitar excesso de objetos de decoração para não haver poluição visual.
16- Se desejar instalar um aquário neste compartimento, é sempre bem-vindo, por ser relaxante às pessoas.
17- Evite decorar as paredes com armas de fogo, arco e flecha, adagas. Essas não trazem bom augúrio para a harmonização ambiental.
18-Não utilize na decoração animais empalhados ou embalsamados.
19- Não exponha em porta-retratos as fotos de pessoas falecidas; e sim fotos de familiares, amigos, ou de lugares que desejam conhecer nas próximas férias.
20- Se houver em sua casa animal doméstico (cão ou gato), tenha o cuidado de que estes não se apropriem indevidamente do sofá ou cadeiras da sala, para que não haja o incomodo de uma visita sentir-se constrangida em informar que não gosta do convívio com estes animais.
21-Se houver uma boa música ambiental, sem estridência, a sala ficará aconchegante.
Sala de jantar:
01-Que os móveis tenham arestas arredondadas ou chanfradas, sem quinas vivas para evitar a criação das flechas nocivas de forma, ou shars.
02- Evitar excesso de peças no mobiliário para que haja um bom fluxo de Ch`i, e as pessoas não se sintam oprimidas.
03- Que os espelhos não estejam oxidados e possam refletir a prosperidade do que for servido na mesa de jantar com fidelidade.Daí, sempre sugiro aos meus clientes que este espelho seja horizontal, acompanhando o sentido longitudinal da mesa, ou o sentido transversal.
04- Que as cadeiras e portas de arcas e cristaleiras não façam rangidos quando utilizadas, por falta de lubrificação ou boa colagem.
05-Que os cristais e louças estejam em perfeito estado; isto é, sem lascas tiradas ou objetos quebrados e colados.
06- Que não sejam utilizados copos de geléia nem requeijão diariamente, reservando as melhores peças (copos e taças de cristal, e o aparelho de jantar em porcelana) para as visitas. Afinal, foi você quem trabalhou para obtê-los e, você merece o que tem de melhor em sua casa.
07- Evitar guardar vidros de remédios junto com as louças e cristais.
08- Existindo lustre de cristal sobre a mesa de jantar, este não deve ter peças faltantes nem lâmpadas queimadas ou afrouxadas para economizar energia elétrica.
09- Os quadros devem possuir temas agradáveis e claros de modo que o comensal não rebusque em demasia a sua mente para interpretar aquele tema às vezes subjetivo. Como exemplo, você pode utilizar pinturas ou reproduções de natureza morta (flores, frutas, pães e vinhos).
10- Utilizar jarro com flores naturais ou artificiais sobre um aparador ou arca, para que as pessoas sintam a satisfação e o empenho do anfitrião em proporcionar àquele evento um toque de natureza tornando-o mais agradável.
11- Que os anfitriões sentem à mesa em posição oposta à porta, de modo a manterem o controle sobre tudo que está acontecendo e não sejam surpreendidos pelas costas por energias inconvenientes.
12- Que o estofamento e a estrutura das cadeiras estejam em bom estado de conservação para evitar explicações constrangedoras no momento da recepção.
13- Que as cores das paredes sejam vivas e quentes para fazer o ambiente prazeroso e convidativo. Uma cor bem aceita é o laranja.
Nos prédios residenciais, a legislação do Código de Obras da municipalidade é rígida quanto à dimensão dos compartimentos habitáveis (quartos e salas), dos vãos de iluminação e ventilação e dos prismas (áreas livres). Porém, como a maior parte da decoração interior, principalmente o layout do mobiliário geralmente fica a cargo do proprietário, que por desconhecimento das técnicas da Radiestesia e Feng Shui, acabam causando estagnação no bom fluxo energético.
Como mais de 1/3 de nossas vidas passamos no quarto, precisamos de uma atenção especial na harmonização deste, da seguinte forma:
- Que a estrutura da cama seja em madeira e não em ferro. Do contrário, instalar um fio de cobre nu como terra para descarregá-la.
- Como habitamos no hemisfério sul, devemos posicionar a cabeceira da cama para o norte magnético. Se não for possível, utilizar placas radiônicas.
- Que a cama não fique com sua cabeceira sob uma janela. Esta posição poderá passar uma sensação de insegurança para a pessoa. Se não for possível outra posição, utilizar cortinas pesadas, ou prismas como cura.
- Evitar posicionar a cabeceira da cama para o pano de parede em que se localiza a porta. A pessoa ficará sempre intranqüila, com a expectativa de que será surpreendida a qualquer momento por uma energia ou pessoa entrando no quarto. A cura poderá ser um espelho na parede oposta, de modo a permitir que a pessoa deitada visualize a porta.
- Não colocar a cama com os pés voltados para a porta do quarto. Esta posição é preocupante para os chineses, por simbolizar os velórios realizados nas residências, onde o falecido era colocado sobre uma mesa com os pés voltados para a rua de modo que seu espírito abandonasse aquela casa. A cura deve ser a instalação de um biombo entre a cama e a porta, forçando o desvio das energias entrusas no ambiente.
- Que a cabeceira da cama não fique afastada da parede para não simbolizar mesa mortuária.
- Que a cama não possua cabeceira com o centro arredondado e as extremidades niveladas como um painel de sepultura.
- Evitar colocar a cama com a cabeceira em diagonal com um canto do quarto, para evitar estagnação energética. Se não for possível evitar essa posição, preencher o vazio com um baú, ou uma prateleira no nível superior da cabeceira de modo a não haver vazios.
- Existindo armários, móveis, gaveteiros, estantes, evitar que estes se posicionem em vãos centrais de paredes, de modo a não bombardearem a cama com as famosas flechas de energia da forma, geradas a partir das arestas. A melhor posição seria preencher os cantos do quarto com estes armários.
- Não cultivar plantas nem tampouco manter jarros de flores no quarto durante a noite.
- Evitar espelhos aparentes no quarto, de modo a não refletir quem está dormindo. O ideal seria um espelho fixado internamente na porta de um guarda-roupa. Outra solução é a utilização de cortinas para escondê-los à noite, ou utilizar espelhos ovalados num nível superior ao da cama.
- Que a cama não seja embutida em guarda-roupa, de modo a evitar maleiro sobre a cabeça de quem dorme. Se não for possível evitar, recomendamos utilizar um gráfico radiônico de modo a neutralizar a nocividade das ondas de forma.
- Que o teto não possua vigas aparentes na direção da cama. A solução seria rebaixá-lo em gesso ou lambril.
- Não deve existir banheiro sobre o quarto, principalmente na direção da cama.
- Os quartos devem ser bem iluminados e ventilados.
- Os quartos não devem ser posicionados sob caixas d'água de modo a não ser atacado em demasia pelo elemento água do Feng Shui.
- Que as instalações hidro-sanitárias de água e esgoto dos banheiros e cozinhas não estejam próximas à cabeceira da cama. Estando, deve-se utilizar gráficos radiônicos ou aplicar manta de chumbo como neutralizador.
- Não deve existir TV a cores, computadores, telefone e rádio digital de cabeceira no interior do quarto. Existindo, neutralizar os efeitos das ondas eletromagnéticas com gráficos radiônicos, ou instalar sistema corta-circuito elétrico.
- O quarto não deve ser localizado sobre a garagem, devido à emanação de gases dos veículos, além da predominância do elemento metal.
- Sendo o quarto uma suite, manter a porta do banheiro fechada para evitar que a energia "QI" se escoe pela rede de esgoto sanitário. O ideal seria instalar um espelho octogonal com diâmetro mínimo de 10cm, na face externa da porta, dentro da suíte.
- Evitar que os espelhos fiquem posicionados na direção de portas ou janelas, de modo a não afugentarem as boas energias do ambiente.
- Se o quarto estiver localizado o sótão ou água furtada do telhado, evitar janelas no forro como clarabóias sobre a cama. Esta situação trará intranqüilidade numa noite de sono.
- Não cultuar imagens no quarto do casal.
- Não acender velas no interior do quarto.
- As cores das paredes e teto devem ser definidas a partir da identificação do cromotipo das pessoas que irão dormir naquele quarto. OBS: Evitar cores muito quentes como o vermelho.
- As luminárias devem ter luz indireta. O foco luminoso deve ser dirigido para o teto ou paredes; e nunca direto sobre a cama, a não ser que seja spot para a leitura.
- O mobiliário não deve ter quinas vivas, e sim arredondadas ou chanfradas para evitar ataques de ondas de forma.
- Os armários não devem guardar roupas ou objetos de pessoas falecidas.
- Que não existam fotos em porta-retratos de pessoas falecidas. Se não for possível descartá-las, guarde-as num álbum protegido com um envelope de seda preta no interior de uma gaveta.
- Evitar quinquilharias (jornais, revistas, calçados e objetos em desuso) amontoados nos cantos do quarto.
- Quartos oblíquos, isto é, com formas irregulares, devem ser tratados com especial atenção, utilizando-se um cristal dispersor pendurado no teto próximo à parede em que está gerando a desarmonia no paralelismo com as demais.
- Se existirem pilares salientes das paredes no interior do quarto, tratá-lo com a pintura de setas dispersoras de energia de forma, com verniz incolor.
- Evitar o acúmulo de livros sem ter sido lidos em mesas de cabeceira, de modo a evitar a intranqüilidade no sono pela responsabilidade em lê-los o mais breve possível.
- Não possuir prateleiras sobre a cabeceira da cama.
- Evitar o revestimento do piso do quarto em granito.
- Evitar que o quarto fique localizado sobre lençóis subterrâneos de água, rede de esgoto abandonada, gasoduto, oleoduto ou rede elétrica de alta e baixa tensão.
Há alguns anos atrás esta arte-ciência era vista como uma técnica complementar de decoração no ocidente.
À medida que foram sendo facilitadas as comunicações com o oriente através da Internet, de documentários na TV e até mesmo da facilidade de um estrangeiro ocidental chegar à China, o Feng Shui pôde melhor ser conhecido mundialmente embora no oriente fosse usado há 5000 anos.
A confirmação dos resultados da utilização desta ciência foi tão rápida que os Estados Unidos da América abraçaram-na não como requinte da decoração; mas sim, como o grande caminho para a prosperidade em diversos campos da sociedade seja no residencial, no comercial, no industrial, na agricultura e no planejamento urbanístico.
Atualmente todo tipo de negócios naquele país só é realizado com o assessoramento de um consultor em Feng Shui. Na China todo o conhecimento de Feng Shui é passado de pais para filhos.
Como dicas para a prosperidade de seus negócios citamos as seguintes:
-Antes de comprar ou alugar o imóvel para a implantação de um negócio, procure saber quem são os seus vizinhos. Se os vizinhos são prósperos, você também poderá atrair prosperidade para si. Segundo o ditado, “junte-se aos bons para ser um deles”.
-Se o seu futuro vizinho já desenvolve atividade profissional semelhante a que você pretende implantar naquele local, não tente se estabelecer, pois será dificílima a convivência com o concorrente.
-Se aconteceu algum fato trágico em algum momento da existência do imóvel como incêndio, danos estruturais em lajes, pilares e vigas que tenha havido a necessidade de um reforço estrutural, peça a avaliação de um engenheiro civil com prática em análise estrutural.
-Se houve um suicídio ou homicídio no interior do imóvel. Além de ser trágico saber de um fato desta natureza, haveria a necessidade de se fazer uma limpeza energética no imóvel através da Radiestesia.
-Se aconteceu algum alagamento interno ou externo proveniente de vazamentos ou tempestades. Se o fato gerador foi o rompimento de uma tubulação ou do mau funcionamento de um aparelho hidrossanitário, é contornável. Se alagou por excesso de águas pluviais ou transbordamento de algum córrego vizinho ao prédio o problema é bem mais complicado devido à possibilidade da reincidência.
-Se o prédio serviu de albergue de mendigos em algum momento em consequência do abandono e maus tratos com o imóvel a Radiestesia também poderá ajudá-lo.
-Se o prédio foi adquirido através de leilão. O fato é que a carga de constrangimento de quem perdeu o imóvel é muito grande, e a remanência ou impregnação energética nas paredes só se neutraliza após trabalhos radiestésicos.
-Se a vizinhança do prédio é composta por prédios inacabados em tijolos aparentes, ou prédios em ruínas você poderá afastar esta energia com o uso de espelhos côncavos voltados para os prédios de modo a minorar o problema.
-Se o prédio encontra-se em área de recuo podendo a qualquer momento ser desapropriado pela Prefeitura para alargamento de rua. Se for uma locação sem muito requinte por tempo determinado, você pode até arriscar. Mas se a instalação demandar obras com fino acabamento de forma definitiva, não tente ir adiante na instalação de seus negócios.
-Se a fachada ou a entrada social do prédio está voltada para um lixão, um prostíbulo, um hospital, uma delegacia, uma igreja, uma comunidade carente, um manicômio, um precipício, um barranco, um matadouro, um ferro-velho, um poste com transformador,uma ou mais torres de telefonia celular na frente ou laterais e fundos do prédio, uma ou mais árvores doentes com o caule cheio de tumores cancerígenos ou apodrecido infestado de cupim, não tente se fixar num prédio nestas condições.
-Se existe desuniformidade na pintura do prédio. Há casos em que a desunião dos condôminos não permite que haja um condomínio legalizado, chegando ao clímax de cada morador ou comerciante pintar o seu trecho de fachada com cores desarmonizadas gerando um carnaval de cores que contribuirá para a depreciação no valor das unidades residenciais ou comerciais. Neste caso é melhor reavaliar suas intenções para não sofrer desgastes condominiais mais adiante.
-Se as esquadrias de portas, janelas e basculantes encontram-se em bom estado de conservação e funcionamento e sem vidros quebrados.
-Se os revestimentos de paredes e pisos estão em bom estado e sem falta de peças ou peças rachadas e com os rejuntes danificados.
-Se todas as louças e metais sanitários funcionam adequadamente, isto é sem gotejamentos ferruginosos que mancham as louças. Para o Feng shui, estes simbolizam perdas financeiras.
-Se todas as tomadas e interruptores estão funcionando, e se existe um quadro elétrico em condições seguras.
-Se existir porão e sótão no prédio, que sejam limpos e organizados (sem quinquilharias) e que haja pontos de luz de baixa potência sempre acesos.
-O beiral do telhado deve estar em perfeitas condições sem telhas quebradas ou faltantes, ou com calhas de águas pluviais deformadas e cheias de ervas daninhas representando um prédio em total abandono.
Após termos listado todos estes cuidados para a compra ou locação do imóvel para a implantação de sua empresa, será de capital importância a contratação de um consultor de Feng Shui com um arquiteto para a execução do projeto da instalação comercial ou industrial, para a escolha do melhor layout, do tipo do mobiliário e respectivo material a ser usado, dos revestimentos e melhores cores para cada compartimento. Há casos em que o tipo de negócio da empresa por ser uma franquia, não nos dá a flexibilidade de utilizarmos curas convencionais do Feng Shui, quando partimos para harmonizações do tipo discretas de modo a ficarem imperceptíveis. Por exemplo, para um consultório médico ou dentário onde não é permitida a utilização de plantas naturais, usamos gravuras simbolizando estas, que para o Feng Shui fará o mesmo efeito.
Feng shui é um termo chinês que significa "vento- água" mas, em sentido amplo, significa as relações com a natureza ambiental, como a grande influência da paisagem e da estética dos edifícios na felicidade de seus habitantes. O termo "Feng Shui" é pronunciado como "Fông Suei".
Não só na China como em outros países que utilizavam esta técnica, quando surge a idéia de construir ou reformar um prédio são tomados alguns cuidados, como a verificação da natureza do terreno; isto é, se existem no subsolo lençóis d`água contaminada, oleodutos, gasodutos, rede elétrica, anomalias do subsolo por incompatibilidade de camadas minerais, ou redes de esgoto abandonadas, para que os futuros habitantes daquele local não sejam atacados por ondas nocivas e não contraiam doenças decorrentes do desequilíbrio vibratório das células. Também se verifica se a ação dos ventos dará boa circulação energética àquele prédio a ser erguido. Daí a decisão na escolha do terreno num planalto, numa planície, num vale ou no cume de uma montanha. Igualmente é verificado o equilíbrio yin / yang do mobiliário, buscando-se a criação de ambientes harmoniosos e saudáveis; são estudados os locais mais adequados para algum objetivo bem definido na residência (cozinha, sala de jantar, ateliê, quartos, etc.). As mesmas considerações podem ser aplicadas a prédios comerciais e industriais.
Temos relatórios de medições domiciliares sobre o ataque de ondas nocivas, com fatos concretos ocorridos em diversos lugares por onde realizamos nossas pesquisas de Feng Shui nestes últimos anos. Numa casa localizada na Vargem Grande, no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, com a idade de trinta anos e adquirida pela família S.R. há oito anos, havia casos de doenças frequentes, inclusive esquizofrenia, desentendimentos familiares e desânimo nas pessoas em mantê-la arrumada nas mínimas condições de habitabilidade. O prédio havia sido preparado para receber pintura interna e externa, mas a apatia de seus proprietários chegava ao clímax de pretenderem vendê-lo no estado, na tentativa de descartarem-se daquilo que para eles era um grande problema.
Havia cômodos que eram verdadeiros depósitos de sucata; isto é, quinquilharias cujas origens nem mesmos os proprietários conheciam. Outros compartimentos apresentavam suas lajes-teto e paredes impregnadas de mofo (fungos). Em dois dos cinco quartos da residência, havia móveis mal posicionados contrariando as técnicas do Feng Shui. E, para completar toda esta história, foi descoberto no subsolo, na direção da cozinha, uma cisterna abandonada há muitos anos, com um palmo d água contaminada.
Este quadro acima relatado foi verificado através de uma anamnese (relatório de queixas) da cada membro da família. Tal relatório serviu como ponto de partida para o trabalho de Radiestesia e Feng Shui. Em seguida, realizamos um rastreamento (medição) com instrumentos radiestésicos para a verificação energética em todo o prédio. Também foi feita uma medição áurica (com o instrumento aurímetro) em cada membro da família, para checar se havia interferência de energias intrusas sobre os mesmos e se identificou o cromotipo daquelas pessoas. O resultado deste trabalho foi a geração de um relatório final com as seguintes recomendações:
a) Descarte de tudo que era inservível, evitando o acúmulo de energias densas, ou não pertencentes aos moradores do prédio.
b) Com a identificação do cromotipo, pudemos mesclar as cores, chegando a um consenso da cor ideal e harmônica a todos, para pintura do prédio interna e externamente.
c) Que fossem corrigidas imediatamente as infiltrações para o extermínio dos fungos, evitando a "vampirização energética" das pessoas que convivem naqueles compartimentos.
d) Que a cisterna abandonada fosse aterrada e lacrada com concreto; ou então, reativada para não funcionar como fonte emissora de ondas telúricas.
e) Organizamos o layout (disposição do mobiliário) nos quartos, evitando que pessoas fossem bombardeadas por ondas nocivas da energia da forma.
f) Sugerimos a instalação de espelhos, alguns tipos de plantas e sinos "Mensageiros dos Ventos" em pontos estratégicos para permitir um bom fluxo energético.
g) Instalamos captores energéticos para neutralizar energias densas, chamados "Solenóides Cosmo-Telúricas" em alguns pontos do prédio
h) Recomendei uma limpeza geral no jardim, eliminando todas as árvores e plantas secas ou mortas, e tratamento para as remanescentes.
Resultado: todo este distúrbio energético experimentado pela família S.R. ao longo dos oito anos de convivência no prédio foi reorganizado num curto período de trinta dias.
O espelho é uma superfície polida que reflete a luz ou a imagem de pessoas e objetos. Também reflete ou reproduz um sentimento. Embora alguns autores digam que eles são a aspirina do Feng Shui, devemos ter o cuidado com a sua utilização em excesso, para não sobrecarregar o organismo, isto é, a residência ou local de trabalho. Dependendo de onde forem instalados refletirão as coisas belas, e ampliarão ambientes fazendo com que a energia positiva e saudável (Ch'i), mantenha-se em alta freqüência; enquanto a energia negativa (Sha) se choca no aço do espelho, chegando muitas vezes a quebrá-lo, dependendo da emanação energética.
Parte externa do imóvel:
Espelho Plano: Sua finalidade é a de filtrar as energias antes de entrarem no imóvel; separando a energia "Ch'i" da "Sha".
Como utilizá-lo:
- No hall de entrada dos prédios
- Nos elevadores
- Em vestíbulos (compartimentos privativos entre a saída dos elevadores e a entrada social do apartamento).
Obs: Os espelhos nesta posição devem sempre que possível ser de tamanho grande de modo que as pessoas possam se ver na totalidade, sem distorções e não cortadas, sem os pés ou a cabeça.
*Na porta social (parte externa) ou na verga da porta, isto é no pequeno trecho de parede existente entre a parte superior da porta e o teto, um espelho Pa-Kua ou Baguá com os oito trigramas do "I Ching" em redor
- Nas fechaduras e em seus espelhos metálicos polidos da porta social
- Nas fachadas dos prédios quando algo ameaça interromper o fluxo da energia "Ch'i", como lago, postes e árvores na direção da porta social ou uma encruzilhada em T na direção do prédio.
- Em fachadas de prédios localizados exatamente no sentido transversal de uma rua sem saída, ou no bulbo formado por inúmeros prédios no final de rua sem saída.
Obs: Os filmes espelhados usados nas vidraças dos prédios agem como antídotos energéticos.
Espelhos côncavos na fachada do prédio: Espelho côncavo é geralmente circular ou ovalado cujo espelhamento do vidro é localizado na concavidade; isto é, como se refletisse a imagem no interior de uma tigela. Sua finalidade é a de reduzir ou afastar todo cenário inconveniente à harmonia do imóvel.
Como utilizá-lo:
*Quando uma quina de um prédio ou rincão do telhado vizinho ameaçam o "Ch'i" da residência
- Quando janelas estão voltadas para cemitério, torre de igreja, hospital, funerária, favela, cortiços, prédios em ruína, antena de telefonia celular, torre de rádio e TV, postes com transformadores
? Sobre o telhado, se o imóvel encontra-se achatado entre dois espigões. Esta técnica é muito utilizada no Feng Shui para reduzir a sensação de achatamento ou inferioridade causada por vizinhos com altura superior ao nosso.
- Se na vizinhança do imóvel houver instalações indevidas como prostíbulos, pontos de venda de tóxicos, trailers de lanches com altíssimo movimento e música ruidosa durante a madrugada, empresas falidas, vizinhos inconvenientes
- Quando precisamos equilibrar os elementos da Escola da Forma (Dragão e Tigre), se o Tigre estiver maior que o Dragão. Como sua função é a de reduzir as imagens, faz com que o Tigre(elemento do lado direito do imóvel) não seja mais forte que o Dragão (elemento do lado esquerdo do imóvel)
Obs: Tenha atenção, pois os lados esquerdo e direito são o seu do interior do imóvel, olhando para a rua.
Espelhos convexos na fachada do prédio: O espelho convexo é também geralmente circular ou ovalado, cujo espelhamento do vidro é na convexidade; isto é, como se refletisse a imagem numa calota de roda de automóvel. Sua finalidade é a de ampliar ou aproximar o cenário que convém à harmonia do imóvel.
Como utilizá-lo:
*Quando precisamos equilibrar os elementos da Escola da Forma. Como sua função é a de ampliar as imagens, faz com que o Dragão se estiver pequeno, torne-se robusto e mais forte que o Tigre.
*Podemos utilizá-lo quando queremos ampliar uma paisagem muito positiva para nós e para o imóvel, como por exemplo uma paisagem de floresta, uma praia, a vista panorâmica do bairro, etc
*O espelho convexo é também muito utilizado em esquinas de cruzamentos de ruas ou alamedas de fábricas, de modo a permitir que o veículo ou pessoa que venha em direção perpendicular, possa visualizar a outra direção, e evitar colisões ou ser acidentada.
Parte Interna do imóvel
Espelho Plano: O espelho plano internamente no imóvel tem a finalidade de ampliar compartimentos, curar quinas e proteger as pessoas quanto à chegada de energias inesperadas em um cômodo da residência ou local de trabalho.
Como utilizá-lo:
*No patamar da escada em frente à porta social para evitar a invasão de energias intrusas no outro pavimento do imóvel
*No quarto e no escritório, com formato circular ou ovalado, posicionado em parede oposta à porta para controle de quem entra, pela pessoa que está deitada com a cabeceira voltada para a parede em que se localiza a porta, de modo que ela não precise voltar a cabeça mais do que noventa graus; ou para a proteção daqueles que trabalham de costas para a porta.
- Na ampliação de espaços acanhados no interior da residência
- Atrás do fogão um espelho grande abrangendo toda a sua largura de modo a refletir os fogos e panelas, aumentando a prosperidade, e colocando a cozinheira ou dona de casa de sobreaviso para que as pessoas ou energias que cheguem de repente na cozinha através das portas, não as surpreendam pelas costas.
- No interior das portas dos armários guarda-roupas
- Nas paredes e tetos dos closets
- Na parte externa da porta do banheiro, como octógono, fixado a uma altura média dos olhos das pessoas da casa, para repelir e dificultar a entrada do "Ch'i" circulante da residência no banheiro e impedir sua sucção pela descarga do vaso sanitário através da rede de esgoto
- Nas paredes e tetos dos banheiros. No interior desse compartimento podemos abusar do uso de espelhos para retermos qualquer quantidade de "Ch'i" que escapar do restante da residência no momento da abertura da porta
- Nos cantos escuros e nas curvas de passagens para ajudar o "Ch'i" a circular nestes lugares desfavoráveis
- Nos corredores compridos onde o "Ch'i" move-se demasiado depressa. Para abrandá-lo coloque vários espelhos de modo a refletirem imagens agradáveis colocados em paredes opostas
- Em uma das paredes da sala de jantar, um grande espelho amplificará os alimentos que ali são servidos
- Nas paredes de compartimentos diferentes de quartos, de modo a dar a sensação de amplificação de espaço, como no caso de corredores estreitos e longos onde sugerimos o espelhamento em uma das laterais
- Quando houver sutamento de parede poderemos espelhá-la para trazer ou recriar com eficácia o espaço perdido para o compartimento
- No imóvel que tiver perda por invasão do imóvel vizinho ou compartimento do tubo de lixo, escadas comuns ao condomínio, elevadores, prismas de ventilação e iluminação, usaremos grandes espelhos para compensar tais perdas
- Nas paredes dos quartos de dormir e nas portas de armários na parte externa, desde que a pessoa não seja refletida quando dorme. O grande problema é que se a pessoa despertar bruscamente, pode deparar com o seu lado antagônico e não estar preparada para visualizá-lo através dos espelhos
- Nos revestimentos de pilares laterais e centrais, atuará na correção de pontos energéticos ameaçadores como quinas, que são fortes emissores dos "Shars" ou flechas de ondas de forma
- Num estabelecimento comercial, como ilusionista, isto é amplia duplicando a quantidade de mercadorias expostas, tornando abundante o produto oferecido e a sensação de prosperidade
Restrições ao uso de espelhos:
- Num consultório de psiquiatria, um espelho deve ser evitado para não prejudicar a terapia dos pacientes
- Num recinto religioso ou de meditação, sua utilização também não é bem aceita devido a possibilidade de energias sutis ficarem em alta freqüência e se materializarem para a pessoa que medita
- Numa penteadeira que esteja posicionada próxima da cama e que reflita a pessoa deitada
- Dentro de um quarto ou sala, numa parede oposta à janela. Esta posição fará com que todo o "Ch'i" que penetre através do vão, seja expulso imediatamente ao refletir-se no espelho
- Na frente de uma mesa de trabalho. Esta posição trará desgaste emocional para a pessoa no final do dia
- Os espelhos postos em frente um do outro provocam inquietação
- Evitar a colocação de um espelho no interior de um apartamento ou sala comercial na posição frontal a uma porta, pois refletirá o "Ch'i" e não deixará que o mesmo flua pelo imóvel
- Evitar espelhos partidos, oxidados ou sujos
- Não utilizar espelho Baguá no interior da casa ou local de trabalho que por representar um ciclo de energia "Yin" não pode ser pendurado no interior da casa para não afetar a energia dos moradores.
O formato retangular não é auspicioso em virtude dos cantos formarem quinas vivas, que bombardeiam através dos “Shars”ou “Flexas de Formas”, os prédios vizinhos. A cura seria colocar um vaso com plantas em cada extremidade da piscina
Nos formatos em “L” onde existirão além das quinas para a vizinhança, terá aquela bombardeando o banhista em seu interior. A cura também será utilizar vasos com plantas em suas extremidades.
Piscinas ovaladas criam um Ch`i (energia prânica) benéfico para a residência.
Muito favorável para o Feng Shui, é o formato de “rim”, também conhecido como “feijão”. Sua forma arredondada deve abrigar o prédio. Para a medicina chinesa, os rins são mais importantes que o coração no corpo humano. Com isto, este formato torna-se auspicioso pela forma e pelo conteúdo (água).
Para o formato arredondado é um ótimo Feng Shui, por simbolizar o cosmo e o equilíbrio.
Formato positivo embora seja retangular, os cantos arredondados eliminam as quinas agressoras tanto para quem se banha, como para o prédio mais próximo. Por existir um chafariz, o elemento Yin (polaridade negativa) da água estagnada passa a Yang (polaridade positiva), devido ao seu constante movimento.
Formato altamente positivo e com excelente Ch’i. Houve aquí a junção do quadrado (forma telúrica), com o círculo (forma cósmica); além da queda dágua que é ótima energia.
Como já foi dito anteriormente, o rim deve sempre abraçar a residência para exercer sua função de equilibrador; e nunca ao contrário.
Nesta posição, a piscina complementará a parte faltante do prédio.
A piscina ou um lago, num prisma de iluminação e ventilação (área livre), cria uma situação semelhante às casas japonesas e chinesas que optam pelo lazer no centro do prédio.
Na arquitetura espanhola encontramos exemplos típicos como o museu “Casa de Murillo”- La Paz –Bolívia, tendo lago e jardim no pátio central. Aqui no Rio de Janeiro temos a Escola de Artes Visuais no Parque Lage que embora não sendo um exemplar desta arquitetura, possui um grande lago central.
Evite piscina ou lago com água estagnada (parada) em frente à porta social de sua residência. Este é um elemento Yin. A cura , é por a água em movimento constante, mesmo que seja através de uma pequena bomba de fonte, com capacidade para movimentar 500 litros por hora, que será bem mais econômico do que manter a bomba da piscina constantemente em funcionamento, e criar um caminho sinuoso para o Ch’ i no espaço compreendido entre a porta social e o portão da rua.
Esta arte-ciência começou na China há mais de 5000 anos. Inicialmente, era empregada na escolha dos melhores lugares para acolher os ancestrais, pois para o oriental, se o ancestral estivesse numa posição privilegiada como numa região que não alagasse, todos os descendentes estariam também protegidos e teriam a prosperidade. Com o passar dos anos, o Feng Shui passou também a cuidar de outros setores da vida como a Carreira ou Trabalho, os Amigos ou Viagens, a Criatividade ou Filhos, o Relacionamento ou Casamento, a Fama ou Sucesso, a Prosperidade ou o Dinheiro, a Família ou Saúde e a Espiritualidade ou o Autoconhecimento.
O significado de Feng = vento e Shui = água, são duas forças da natureza que são incontroláveis pelo homem. Sua melhor pronúncia é "Fông Suei", podendo também ser dito "Fông Shuei". Sua filosofia é a de adequar o homem ao Meio Ambiente. Daí, não se recomenda qualquer tipo de desordem, seja na residência, em sua bolsa ou carteira de documentos, em sua garagem e principalmente no seu carro.
O Feng Shui prima em manter e fazer fluir a energia prânica "Ch`i" em tudo que o homem tenha acesso na vida, e tenta eliminar ou afastar a energia "Sha" que é extremamente nociva. Com isto, quando falamos da garagem de sua residência e do seu carro, acreditamos que a sua atenção deva ser redobrada, pois estamos falando de energias. Normalmente as garagens servem de abrigo do carro em espaços às vezes reduzidíssimos, depósitos de quinquilharias (tudo o que é inservível na residência e que ninguém sabe qual o melhor destino), abrigo de bicicletas às vezes enferrujadas e sem uso, barcos e caiaques que raramente são utilizados e só ocupam lugar, restos de materiais de construção daquela obra que terminou há cinco anos atrás, e ainda para piorar todo este caos, geralmente existem aqueles vazamentos de tubulação ou infiltrações do terreno, fazendo o piso encharcado propiciando muitas vezes o surgimento de foco de lacraias e baratas, tornando aquele ambiente extremamente insalubre e vampirizador energético.
Como recomendação do Feng Shui:
· Mantenha em ordem sua garagem, dispondo as ferramentas e peças do seu carro em prateleiras.
· Descarte-se de tudo que não pertença a seu automóvel.
· As paredes e teto devem ser pintados na cor creme, pérola ou marfim, por ser um elemento "Terra" no Feng Shui.
Obs.: O carro pertence aos elementos "Metal" e "Fogo", altamente conflitantes; isto é, o "Fogo" destrói o "Metal", e para equilibrá-lo, devemos ter o elemento "Terra".
· Que sejam drenados todos os vazamentos d'água para que não haja perigo de acidentes com o piso escorregadio.
· Que haja uma boa iluminação.
· Que as portas funcionem sem rangidos e em bom estado de conservação.
Obs.: Para o Feng Shui, as portas devem funcionar perfeitamente para que a energia "Ch`i" flua trazendo a Prosperidade para os que residem no imóvel.
· Que não exista soleira da porta quebrada.
· As rachaduras de paredes e pisos devem ser corrigidas com rapidez para não existirem ataques dos "Shars" ou flechas de forma.
· Se a porta de sua garagem for afastada da rua, crie um caminho sinuoso para que a energia "Ch`i" não se escoe com facilidade.
· Procure colocar um Baguá espelhado e com trigramas do I Ching sobre a porta da garagem (parte externa), para que as energias vindas da rua com o seu carro, sejam filtradas antes de você entrar em sua casa.
· Se no teto da garagem existirem vigas aparentes, pinte pequenas setas com aproximadamente dois centímetros, e a cada vinte centímetros, em verniz incolor fosco em todas as quinas vivas; ou coloque um dispersor de cristal facetado pendurado no teto da garagem (centro).
Quanto ao seu carro, aqui vão as dicas do Feng Shui:
· Mantê-lo em bom estado de conservação mecânica e de lanternagem. O Feng Shui exige ordem e bom funcionamento para que as boas energias fluam.
· Você pode utilizar seus talismãs pendurados no espelho retrovisor do carro; porém, não exagere para a sua atenção não ser desviada.
· Uma boa dica do Feng Shui é a utilização de um dispersor de cristal facetado pendurado no espelho retrovisor. Sua função será a de dispersar os "Shars" ou Flechas de Forma vindas dos carros em sentido contrário ao seu.
· Evite utilizar telefones celulares enquanto dirige.
· Não possua TV fixado no painel do seu carro. Além de ser proibido pelo Departamento de Trânsito, sua atenção será desviada, e o TV muito próximo pode bombardear você com ondas eletromagnéticas.
· Cuidado com o som estridente no interior de seu veículo. Um som dosado trará harmonia; e não tensão, como do contrário.
· Você pode utilizar fotos de familiares no painel do seu carro, desde que sejam de pessoas vivas. O Feng Shui não admite fotos de falecidos expostas, por pertencerem a outro plano energético.
· Utilizar um saco de lixo pendurado no encosto do banco dianteiro será muito bom. Você estará contribuindo com a limpeza das ruas, evitará acidentes a outrem não arremessando latas ou vidros através das janelas de seu veículo, além de estar agindo corretamente dentro dos princípios do Feng Shui.
· Você pode colocar pequenos brinquedos junto ao vidro traseiro desde que não tire sua visibilidade através do espelho retrovisor. Para o Feng Shui isto não traz problema.
· Não utilize gráficos radiônicos em adesivos colados nos vidros ou na lataria de seu carro. Os adesivos têm seu efeito neutralizado porque a plastificação funciona como material isolante, e não temos a certeza de que haja carbono na composição das tintas dos mesmos. O Carbono é um grande captor de Ondas de Forma e da energia eletromagnética.(ondas nocivas).
Seguindo estas instruções, faça uma boa viagem com o auxílio do Feng Shui.
Embora o Feng Shui seja uma ciência milenar na harmonização interna e externa dos ambientes, sua filosofia é a de sincronizar bem o homem com o meio ambiente, para que nenhuma das partes seja prejudicada.
A energia emanada pelo acasalamento perfeito homem x meio ambiente é a chamada energia "ch`i" ou "Qi", onde faz tudo fluir com serenidade, prosperidade e felicidade geral. É uma energia "Yang".
Quando esta energia é descompensada de alguma forma, é chamada energia "Sha", onde os resultados são desastrosos. É uma energia "Yin".
Para o Feng Shui a energia dos ancestrais é muitíssimo respeitada; porém, é colocada em seu devido lugar para que não choque com a energia dos vivos. Daí, numa harmonização ambiental interna de uma residência ou local de trabalho, devemos ter o cuidado da relocação, desimpregnação ou descarte de roupas e objetos pessoais que pertenceram a pessoas falecidas, para evitar estagnação energética ou problemas gerados pelo apego às coisas materiais.
Para o meio ambiente, nos quintais e jardins, o Feng Shui cuida da harmonização dos caminhos e passadiços de chegada às residências para que sejam serpenteantes e às vezes em seichos de argila expandida ou mesmo arranhados com um ansinho criando ranhuras, de modo a não escoar com rapidez a felicidade dos que habitam o prédio; que haja pontos de luz ao longo desses caminhos e em redor do prédio de modo a manter acesa e viva a energia da residência ou da empresa ao anoitecer; que as cores sejam suaves e não agridam a paisagem local; que não existam grades agressivas com ponteiras, trazendo o elemento "Fogo" em excesso para o jardim; que não hajam árvores doentes ou mortas no jardim; isto é, aquelas que tem tumores cancerosos em seu tronco, com característica de galhos cortados; cascas enrugadas como se fosse "Elefantíase"; pragas como pulgões e árvores que em determinado momento, apresentam a metade da copa (ramagem) seca, como se estivesse morta.
Devemos observar se estas situações são causadas pela ação de uma faixa telúrica (faixa nociva) proveniente de perturbação eletromagnética de malhas Hertzianas oriundas do subsolo, de uma fenda geológica ou do lençol freático com água contaminada, para ser tratada a salubridade do ambiente.
Se as árvores de seu jardim estão sendo atacadas por formigas ou cupins, quer dizer que o local está altamente radiestésico; isto é, incompatível para as pessoas. Daí, aplique sobre o formigueiro ou cupinzeiro, louro em pó(condimento) que , por ser amargo, afugentará os insetos sem agredir o meio ambiente. Outro processo eficaz para espantar as formigas, é a instalação de uma Solenóide (fio de cobre desencapado e espiralado), encaixado no formigueiro. Esta técnica é interessante devido ao fato das formigas possuírem grande acuidade auditiva que, com o uso da Solenóide, amplifica o som fazendo com que o formigueiro seja desarticulado e transferido pelas formigas para novo local, sem agressão ambiental.
Para o caso de tumoração cancerosa no caule das árvores acima citada, enrole um fio espiralado com sete voltas de cobre rígido desencapado fixado no caule com pregos asa-de-mosca, de modo que uma das extremidades do fio seja cravada na terra (junto a raiz), e a outra fique apontada para o ponto cardeal Norte Magnético, que você descobrirá com o auxílio de uma bússola.
Ainda na harmonização do seu jardim e quintal, evite enterrar lixo e animais mortos; corrija as rachaduras em muros e paredes do prédio para evitar a emissão de Ondas de forma; evite plantas espinhosas no trecho entre o portão de entrada e a porta social; não permita que a planta Hera ou Unha-de-Gato, grudada à parede do prédio atinja o telhado (mantê-la aparada). As árvores devem ficar afastadas do prédio no mínimo cinco metros.
Se a piscina estiver localizada na frente do prédio, instalar uma pequena bomba d`água independente do sistema de filtragem, para que transforme a energia "Yin" (água parada ou estagnada) em energia "Yang" (água em movimento).
O ideal é que a rua frontal ao prédio tenha mão dupla, e que seja muito arborizada, de modo a evitar a fuga do "Qi" rapidamente.
Com estas dicas, ponha mãos à obra para que você , sua residência e seu local de trabalho fiquem em harmonia com o meio ambiente.
Sempre que você pensar em comprar um terreno para construir, ou um imóvel construído, tenha sempre o assessorado de um Radiestesista, ou procure saber a história do que funcionou naquele local. Podemos citar os tipos de energias decorrentes de cada ocupação com as respectivas remanências; isto é, energias enraizadas no local:
a) Um "cemitério" pode trazer energia de perda, e até propiciar o aparecimento de espíritos.
b) Numa "igreja ou templo". Como a energia circulante nesta área é Yin, devido tratar muitíssimo do mundo espiritual, tende a ocorrer incidência de manifestações fantasmagóricas.
c) Em um "hospital" ele manterá a freqüência energética de doentes e mortos que por ali passaram.
d) No local de um "matadouro" a energia remanente será sempre de medo e de desespero.
e) Numa "funerária" a energia será sempre de tristeza que circulará na área por muito tempo.
f) Em local de "delegacia policial", prevalecerá a energia de sofrimento e de ansiedade.
g) Local que tenha havido "incêndio" doloso ou não, a energia não será auspiciosa.
h) Terrenos que tenham sido "aterrados" com escombros provenientes de prostíbulos ou hospitais.
I) Áreas "aterradas" com entulho proveniente de lixo. Nesta situação, é que muitos prédios novos, a partir de pequeno espaço de tempo, começam a ser atacados pelo famoso "cupim de solo". O fato é que enquanto a celulose (papel e madeira) existir no solo aterrado, o cupim vai se alimentando. No momento que acabam esses materiais, o cupim passa a ter novo atrativo, que é o de consumir tijolos e até concreto. A cura para este problema é contratar serviço de firma especializada em descupinização para atacá-los através de "barreira química", processo este que consiste em circundar o prédio com furações no terreno equidistantes sessenta centímetros, e com profundidade de três metros. Daí, são colocadas pastilhas que reagirão com a umidade do terreno formando gás, e os furos são tamponados para a retenção do gás no solo.
j) Área "alagadiça" fará a sua construção dispendiosa devido à drenagem que será necessária, e o estaqueamento das fundações do prédio; isto é, reforço estrutural para que as águas não invadam o prédio nem tampouco desestabilizem a resistência do solo.
k) Terrenos em "aclive"; isto é, terrenos acima da rua, exigirão a contenção dos taludes para conseguir nivelamento para a construção, que normalmente torna-se uma construção dispendiosa.
l) Terrenos em "declive"; isto é, abaixo da rua, você terá que criar uma estrutura as vezes faraônica, em concreto armado (verdadeiro esqueleto), para conseguir ficar no nível da rua com sua casa. Outro problema é o escoamento do esgoto e das águas pluviais no final do terreno, que só é conseguido através do sistema de bombeamento para a rua, ou através de favores do lote vizinho de fundos, deixando com que o escoamento seja feito para a rua no nível mais baixo .
m) Em prédios que tenha havido assassinato, morte por doença através de sofrimento, ou mesmo que tenha sido palco de muitas brigas, as paredes guardarão a memória, precisando que alguém faça a limpeza energética desprogramando-as.
n) Que não exista no terreno gasodutos, oleodutos, manilhamentos de esgoto em desuso, rede elétrica de alta ou baixa tensão enterrados ou aéreos.
o) Deve-se observar se na área existiu um rio ou córrego, que mesmo extinto, ainda guarde sua configuração geológica. Para esta situação, o ideal é manter este leito ou drená-lo convenientemente, pois a natureza pode retornar ao que era, cobrando o seu espaço.
p) Não devemos ter paredes e tetos com umidades. Fungos ou mofo, significa desvitalização ou vampirismo energético.
q) As paredes ou estruturas rachadas não trazem bom augúrio; pois são emissores de ondas de formas ou "Shars".
r) Prédios que possuam árvores frondosas ou não junto de suas paredes. O problema é que as raízes tenderão a levantar o solo, podendo interferir com as fundações; além de tornar o imóvel sombrio pela ausência do Sol. O ideal, é que não existam árvores com distância menor que cinco metros de qualquer edificação.
s) Que sua residência não fique achatada entre dois arranha-ceus. Utilizar se possível pontos de luz voltados para a fachada, de modo que a opressão gerada pelos dois grandalhões seja amenizada.
t) Que ao escolher a sua residência, analise o estado de conservação dos prédios vizinhos, de modo a habitar numa área próspera; e não em locais que prédios dos arredores possam desvalorizar o seu investimento.
u) É bom observar de um ponto estratégico, o estado do telhado do prédio que você estiver negociando a compra. Não devem existir telhas deslocadas, faltantes, beirais quebrados, etc.
v) Que o prédio não possua inúmeros portões ou portas de entrada. Isso fará com que o proprietário perca o controle do movimento da casa.
Sabe-se que o espelho é uma superfície polida que reflete a luz ou a imagem de pessoas e objetos. Também reflete ou reproduz um sentimento. Embora alguns autores digam que ele é a "aspirina" do Feng Shui, devemos ter cuidado com sua utilização em excesso, para não sobrecarregar o organismo; isto é, a residência ou local de trabalho.
Dependendo de onde for instalado, refletirá as coisas belas, e ampliará o ambiente fazendo com que a energia positiva e saudável (Ch`i) mantenha-se em alta freqüência; enquanto a energia negativa (Sha) se choca no aço do espelho, chegando muitas vezes a quebrá-lo, dependendo da emanação energética.
Parte externa do imóvel:
Espelho Plano: Sua finalidade é a de filtrar as energias antes de entrar no imóvel; separando a energia Ch`i (energia boa) da energia Sha (energia nociva).
Como utilizá-lo:
- No hall de entrada dos prédios.
- Nos elevadores.
- Em vestíbulos (compartimentos privativos entre a saída dos elevadores e a entrada social do apartamento).
- Na porta social (parte externa), ou na verga da porta; isto é, no pequeno trecho de parede existente entre a parte superior da porta e o teto, um espelho Baguá octogonal com oito trigramas do I Ching em redor.
Obs.: Não se usa Baguá com trigramas dentro de casa. Sua finalidade é a de rebater qualquer energia intrusa que tente entrar no imóvel. Funciona como um escudo energético.
- Na fechadura e em seu espelho metálico polido da porta social.
- Nas fachadas dos prédios quando algo ameaça interromper o fluxo da energia Ch`i, como um lago com água estagnada, um poste com transformador, uma árvore, uma encruzilhada em "T", na direção da porta social.
- Em fachadas de prédios localizados no bulbo; isto é, no retorno de uma rua sem saída.
Espelho Côncavo: É geralmente circular ou ovalado cujo espelhamento do vidro é localizado na concavidade; isto é, como se refletisse a imagem no interior de uma tigela. Sua finalidade é a de reduzir ou afastar todo cenário inconveniente a harmonia do imóvel.
Como utilizá-lo:
- Quando a quina de um prédio ou rincão do telhado vizinho ameaça o Ch`i da residência.
- Quando janelas estão voltadas para cemitério, igreja, hospital, funerária, comunidades, prédios em ruína, antenas de telefonia celular, torre de rádio e TV.
- Sobre o telhado, se o imóvel encontra-se achatado entre dois espigões. Esta técnica é muito utilizada no Feng Shui para reduzir a sensação de achatamento ou inferioridade causada por prédios vizinhos com altura superior ao nosso.
- Se na vizinhança do imóvel houver instalações indevidas como prostíbulos, pontos de venda de tóxicos, trailers de lanches com altíssimo movimento e música ruidosa durante a madrugada, empresas falidas, etc.
- Quando precisamos equilibrar os elementos da Escola da forma (Dragão e Tigre), se o Tigre estiver maior que o Dragão. Como sua função é a de reduzir as imagens, faz com que o Tigre (elemento do lado direito do imóvel), não seja mais forte que o Dragão (elemento do lado esquerdo do imóvel).
Espelho Convexo: É também geralmente circular ou ovalado, cujo espelhamento do vidro é na convexidade; isto é, como se refletisse a imagem numa calota de roda de automóvel. Sua finalidade é a de ampliar ou aproximar o cenário que convém à harmonia do imóvel.
Como utilizá-lo:
- Quando precisamos equilibrar os elementos da Escola da Forma. Como sua função é a de ampliar as imagens, faz com que o Dragão se estiver pequeno, torne-se robusto e mais forte que o Tigre.
- Podemos utilizá-lo quando queremos ampliar uma paisagem muito positiva para nós e para o imóvel, como por exemplo, uma paisagem de floresta, uma praia, a vista panorâmica do bairro.
- O espelho convexo é também utilizado em esquinas de cruzamentos de ruas ou alamedas de fábricas, de modo a permitir que o veículo ou pessoa que venha em direção perpendicular, possa visualizar a outra direção, e evitar colisões ou acidentes.
- Existem Baguás no mercado que possuem em sua parte central um espelho convexo, ou um côncavo. Cuidado em utilizá-los, pois o espelho convexo (amplificador), pode trazer duplicado para a sua residência ou local de trabalho, as coisas ruins que ocorrem na vida do seu vizinho frontal que você desconhece. Logo, o melhor é ter sobre sua porta social um Baguá espelhado plano.
Parte interna do imóvel
Espelho Plano: O espelho plano internamente no imóvel tem a finalidade de ampliar compartimentos, curar quinas e proteger as pessoas quanto a chegada de energias inesperadas na residência ou local de trabalho.
Como utilizá-lo:
- No patamar da escada em frente à porta social para evitar a invasão de energias intrusas no outro pavimento do imóvel.
-Quando houver um vão de janela acanhado em um grande painel de parede, utilizamos uma bandeira em espelho plano para dar-nos a sensação de uma grande janela.
- No quarto e no escritório, com formato circular ou ovalado, posicionado em parede oposta a porta, para controle de quem entra ou pela pessoa que está deitada com a cabeceira voltada para a parede em que se localiza a porta, de modo que ela não precise voltar a cabeça mais do que noventa graus; para a proteção daqueles que trabalham de costas para a porta.
- Na ampliação de espaços acanhados no interior da residência.
-Atrás do fogão de modo a refletir os fogos e panelas aumentando a prosperidade, e colocando a cozinheira ou dona de casa de sobreaviso para que as pessoas ou energias que cheguem de repente na cozinha através das portas, não as surpreendam pelas costas.
-No interior das portas dos armários guarda-roupas.
-Nas paredes e tetos dos closets.
-Na parte externa da porta do banheiro, como um octógono, liso e sem trigramas, fixado a uma altura média dos olhos das pessoas da casa, para repelir e dificultar a entrada do Ch`i circulante da residência no banheiro, impedindo sua sucção pela descarga do vaso sanitário para a rede de esgoto.
-Nas paredes e tetos dos banheiros. No interior desse compartimento podemos abusar do uso de espelhos para retermos qualquer quantidade de Ch`i que escapar do restante da residência no momento da abertura da porta.
-Em uma das paredes da sala de jantar, um grande espelho amplificará os alimentos que ali são servidos.
-Nas paredes de compartimentos diferentes de quartos, de modo a dar a sensação de amplificação de espaço, como no caso de corredores estreitos e longos onde sugerimos o espelhamento em uma das laterais.
-Quando houver sutamento (trechos em diagonal, ou chanfros) de paredes, poderemos espelhá-la para trazer o espaço perdido para o compartimento.
-No imóvel que tiver perda por invasão do imóvel vizinho; ou comportamento do tubo de lixo; ou escadas comuns ao condomínio; ou elevadores; ou prismas de ventilação, usaremos grandes espelhos para compensar tais perdas.
-Nas paredes do quarto de dormir e nas portas dos armários, na parte externa desde que a pessoa não seja refletida quando dorme. O grande problema é que a pessoa não terá um sono relaxante, e se despertar bruscamente, pode deparar com seu lado antagônico; isto é, a sua espiritualidade, e não estar preparada para visualizá-la.
-Nos revestimentos de pilares laterais e centrais, atuará na correção de pontos energéticos ameaçadores como quinas que são fortes emissores dos "Shars" ou flechas de ondas de forma.
-Num estabelecimento comercial, como ilusionista; isto é, amplia duplicando a quantidade de mercadorias expostas, tornando abundante o produto oferecido e a sensação de prosperidade.
Restrições ao uso de espelhos
-Num consultório de psicologia, psiquiatria e psicanálise, um espelho deve ser evitado para não prejudicar a terapia dos pacientes.
-Num recinto religioso ou de meditação, sua utilização não é bem aceita, devido à possibilidade de energias sutis ficarem em alta freqüência e se materializarem para a pessoa que medita.
-Numa penteadeira ou forração de uma parede do quarto que esteja posicionada próxima da cama, e que reflita a pessoa deitada.
-Dentro de um quarto ou sala numa parede oposta a uma janela. Esta posição fará com que todo o Ch`i que penetre através do vão, seja expulso imediatamente ao refletir-se no espelho.
-Na frente de uma mesa de trabalho. Esta posição trará desgaste emocional para a pessoa no final do dia.
1- Evite receber as visitas pela entrada de serviço ou mantê-las na cozinha, por estas geralmente observarem sua despensa ou armário, quando abertos, e avaliarem precipitadamente o poder aquisitivo ou financeiro da família. Outro problema é a cozinheira ou dona-de-casa ficar inibida com as perguntas ou observações que as visitas possam formular sobre a maneira de preparação do alimento; e o pior, é que passarão a freqüentar a residência com interesse no que é servido, e não pela amizade aos donos da casa. Obs.: Quando você permite as visitas ou mesmo as pessoas da casa utilizarem a entrada de serviço e cozinha, você está se expondo às energias desconhecidas, porque você não sabe se elas vieram diretamente de algum hospital, ou de algum velório. Você pode permitir que sua visita circule na cozinha desde que ela tenha entrado pela porta social, que já tenha descansado na sala de estar, que já tenha feito uma assepsia (lavado as mãos), e raspado o calçado num capacho de modo a não levar terra contaminada da rua para suas panelas. Obs.: Segundo o Feng Shui e por uma questão lógica, para as pessoas se sentirem à vontade em sua casa, você não precisa autorizá-la mexer na geladeira e nos armários.
02- Deve ser mantida fechada a porta de comunicação da cozinha com a circulação ou sala de jantar, para que as visitas não entrem na cozinha. Colocar um espelho octogonal na parte externa da porta ou um dispersor de cristal pendurado no portal, impedindo a entrada de energias intrusas para que não venha prejudicar a qualidade dos alimentos ali preparados.
03- Como é hábito na arquitetura brasileira, o posicionamento da geladeira seguindo a pia e o fogão, ocorre o choque com os elementos do Feng Shui: Água X Fogo, o que não é bom. Não sendo possível modificar este posicionamento, vamos incluir um elemento Madeira podendo ser uma planta, um armário ou um pote de madeira ou louça verde entre eles para haver o equilíbrio. A pia, o freezer, o refrigerador e a lavadora de louças correspondem ao elemento Água. O fogão, o forno elétrico e o forno microondas correspondem ao elemento Fogo.
04- Não deve haver basculante ou janela atrás do fogão para não roubar o poder calorífico.
05- O fogão não deve ser posicionado no centro da cozinha para não ficar desprotegido de uma parede, nem entre o fluxo de duas portas, pois isto fará com que a cozinheira fique intranqüila e não execute bons pratos.
06- Evitar tubulação de água potável ou esgoto do banheiro na parede atrás do fogão para não haver choque com os elementos Fogo e Água. As curas seriam: engrossar a parede, espelhar o tampo do fogão ou espelhar a parede. Obs.: Sugerimos sempre um espelho atrás do fogão para duplicar a fartura da casa; isto é, aumentar a Prosperidade, e dobrar o número de fogos e panelas. Você também pode aplicar "Insulfilm prata" na tampa do fogão para espelhá-la.
07- Os ralos deverão possuir grelhas com o dispositivo abre-fecha de modo a não permitir o escoamento do Ch`i para a rede de esgoto. Obs.: Mantê-las na posição fechada.
08- Evitar lixeira de grande capacidade no interior da cozinha para não ocorrer putrefação de restos de alimentos, nem proliferação de insetos permitindo o cultivo da energia "Sha". Obs.: O lixo deve ser descartado diariamente.
09- Que as despensas e armários sejam organizados de modo a evitar a estagnação energética e a falta de controle da dona-de-casa no estoque de mantimentos e o controle sobre a validade dos produtos estocados.
10- A cor dos azulejos deverá ser, de preferência, de cor clara para simbolizar limpeza. O teto pode possuir cor verde significando a restauração de saúde. Para aqueles que já são decorados com cores diferentes, aconselhamos utilizar elementos que ativem a energia seguindo o mapeamento do Baguá.
11- Evitar forno microondas sobre a geladeira. Isto representa o conflito do elemento Fogo com a Água. O ideal seria a existência de uma prateleira de madeira entre eles, pois a Madeira é o elemento intermediário, no ciclo criativo dos elementos.
12- Evite posicionar o fogão sob pavimentos que possuam quartos onde a cama ou altar esteja exatamente em sua direção.
13- A cozinha não deve ser situada sob banheiro do pavimento superior. Se ocorrer, a cura é deslocar o fogão da direção do tubo de queda do esgoto do vaso sanitário, ou colar no teto da cozinha um SCAP (Símbolo Compensador André Phillipe) de modo a neutralizar a ação do arraste do esgoto na tubulação sobre a cocção dos alimentos.
14- Evitar tubulação de água ou esgoto entupida ou com vazamento (torneiras com carrapetas danificadas), por simbolizar opressão ou perda da estabilidade emocional para o chefe da família.
15- Não deverá haver azulejos nem cerâmicas rachadas ou faltantes nos revestimentos das paredes ou pisos.
16- Que não hajam louças coladas, isto é, quebradas e recuperadas com cola. Estas não trazem bom augúrio.
17- Manter os aparelhos eletrodomésticos em perfeito funcionamento. Aparelhos quebrados ou em desuso, como as famosas lava-louças, devem ser descartados imediatamente se não houver condição de consertá-los ou interesse em usá-los..
18- As lâmpadas e a instalação elétrica devem estar em bom estado. Não possuir lâmpada queimada ou faltante; nem tampouco fios expostos; e sim, protegidos com calhas de PVC.
19- A família não deve se reunir para uma refeição na cozinha em mesa acanhada, ou estabelecer escala para realizá-la. Esta situação tende a desagregar a família. O ideal é que as refeições aconteçam em mesa confortável na sala de jantar ou no living (sala estar/jantar). Obs.: Algumas pessoas têm o hábito de utilizar a cozinha para as refeições do cotidiano, e manter em desuso a sala de jantar para poupá-la. O Feng Shui aconselha que não devemos deixar cômodo algum da casa sem utilização, para evitar energias estagnadas. Além disso, se você trabalhou para possuir uma ótima e confortável sala de jantar, você tem o direito de usufruí-la ao máximo; e não deixar esse privilégio somente para as visitas.
20- Impedir a permanência de animais como cães e gatos na cozinha, o que gera mal cheiro e atrapalha a circulação do "yang-Ch`i" (Ch`i saudável). Além de preservarmos a higiene neste compartimento.
21- Não cultuar santos nem manter velas acesas na cozinha.
22- Percebendo a presença de formigas caminhando no compartimento, utilize louro em pó ao longo do caminho. Por ser um material orgânico e amargo não vai entrar em atrito com o equilíbrio ecológico. Obs.: Em Radiestesia e no Feng Shui, dizemos que a presença de formigas e cupins significa que as energias estão conturbadas, precisando ser neutralizadas.
23- Infiltrações em paredes e tetos também são negativas. Tratar o mais rápido possível para que os fungos não suguem ou vampirizem a energia das pessoas e dos alimentos ali preparados.
24- Tenha o cuidado de não permanecer por muito tempo com louças sujas na pia.
25- As coifas de exaustão ou simples exaustores devem ser mantidos limpos e em bom estado de funcionamento.
26- Não deixe garfos e facas apontados para cima em potes ou recipientes de talheres, para evitar que o elemento Fogo fique em evidência, e a cozinheira ou dona-de-casa não se acidente ao manuseá-los. Os mesmos devem ser guardados deitados em gavetas, ou com as pontas para baixo.
27- Se você possuir em sua residência cozinha americana não haverá problema com as más energias. Coloque um dispersor esférico em cristal facetado pendurado na viga superior ao balcão que divisa a cozinha com a sala, e uma corrente ou pequena porta vai-vem, de modo que a visita perceba que não deve entrar no compartimento sem ser convidada.
Sala de estar:
01-Que o conjunto de estofados (sofás e poltronas), não fique com peças de costas para quem chega. Se não houver a possibilidade da disposição proposta, que seja utilizado um aparador atrás do sofá com objetos e plantas, ou que haja uma tentativa de reposicionar o jogo de estofados, de modo a facilitar o acesso.
02-Que o layout (disposição) dos estofados forme um U para que a visita sinta-se bem-vinda.
03-Evitar quinas de paredes ou pilares agredindo as visitas e os anfitriões. Para isto, podemos utilizar dispersores de cristal pendurados no teto exatamente na quina ou vasos com plantas altas para neutralizar o efeito cortante da verticalidade da quina.
04-A cor das paredes pode ser em tons frios como o azul, de modo que as pessoas relaxem. O teto, na cor branco neve.
05-Os quadros podem retratar paisagens acadêmicas, impressionistas, etc., e que simbolizem lugares bonitos e prósperos; e não temas de tragédias ou lugares que predominem vida com atividades de sacrifícios. Obs.: Para o Feng Shui devemos decorar as paredes de nossa casa ou local de trabalho com temas prósperos, dos quais gostaríamos de, por algum momento de nossa vida, fazer parte. Na realidade, para que as coisas fluam é necessário visualizarmos coisas boas; e não quadros retratando trabalhos árduos, casebres em ruínas e barcos podres naufragando a beira de um cais.
06- Colocar cinzeiros e cigarreira para o visitante, mesmo sendo os seus princípios desfavoráveis ao tabagismo.
07- Se houver bar no mobiliário, seu lugar será na sala de estar.
08- Sobre a mesa de centro, junto aos estofados, podem ser dispostos tabuleiros de xadrez, ou dama.
09- Se a sua sala de estar coincidir no guá (fatia do Baguá) correspondente aos "Amigos", o tapete poderá ser circular.
10- Se em sua sala de estar não existir um bar nem tampouco um carrinho de chá, você pode dispor uma bandeja com garrafas de bebidas e copos sobre uma arca ou mesmo num aparador.
11- Você pode utilizar vasos com plantas com palmeira Areca, Raphis, etc.
12-Utilize cortinas, evitando as persianas verticais ou horizontais em sua residência.
Elas se enquadram muito bem em ambientes comerciais (escritórios).
13- Cuidado para não deixar fios expostos pelo rodapé ou soltos atrás dos móveis. Proteja-os com calhas plásticas de PVC.
14- As mesas (centro e laterais ao sofá) poderão ser circulares, ovaladas ou quadradas; porém baixas para fazer o ambiente mais confortável.
15- Poderá haver uma estante ou um rack para apoio do TV, som, DVD. Evitar excesso de objetos de decoração para não haver poluição visual.
16- Se desejar instalar um aquário neste compartimento é sempre bem-vindo, por ser relaxante às pessoas.
17- Evite decorar as paredes com armas de fogo, arco e flecha, adagas. Essas não trazem bom augúrio para a harmonização ambiental.
18-Não utilize na decoração animais empalhados ou embalsamados.
19- Não exponha em porta-retratos as fotos de pessoas falecidas; e sim fotos de familiares, amigos, ou de lugares que desejam conhecer nas próximas férias.
Sala de jantar:
01-Que os móveis tenham arestas arredondadas ou chanfradas, sem quinas vivas para evitar a criação das flechas nocivas de forma, ou shars.
02- Evitar excesso de peças no mobiliário para que haja um bom fluxo de Ch`i, e as pessoas não se sintam oprimidas.
03- Que os espelhos não estejam oxidados e possam refletir a prosperidade do que for servido na mesa de jantar com fidelidade.
04- Que as cadeiras e portas de arcas e cristaleiras não façam rangidos quando utilizadas, por falta de lubrificação ou boa colagem.
05-Que os cristais e louças estejam em perfeito estado; isto é, sem lascas tiradas ou objetos quebrados e colados.
06- Que não sejam utilizados copos de geléia nem requeijão diariamente, reservando as melhores peças (copos e taças de cristal, e o aparelho de jantar em porcelana) para as visitas. Afinal, foi você quem trabalhou para obtê-los.
07- Evitar guardar vidros de remédios junto com as louças e cristais.
08- Existindo lustre de cristal sobre a mesa de jantar, este não deve ter peças faltantes nem lâmpadas queimadas ou afrouxadas para economizar energia elétrica.
09- Os quadros devem possuir temas agradáveis e claros de modo que o comensal não rebusque em demasia a sua mente para interpretar aquele tema. Como exemplo, você pode utilizar pinturas ou reproduções de natureza morta (flores, frutas, pães e vinhos).
10- Utilizar jarro com flores naturais ou artificiais sobre um aparador ou arca, para que as pessoas sintam a satisfação e o empenho do anfitrião em proporcionar àquele evento um toque de natureza tornando-o mais agradável.
11- Que os anfitriões sentem à mesa em posição oposta à porta, de modo a manterem o controle sobre tudo que está acontecendo e não sejam surpreendidos pelas costas por energias inconvenientes.
12- Que o estofamento e a estrutura das cadeiras estejam em bom estado de conservação para evitar explicações constrangedoras no momento da recepção.
13- Que as cores das paredes sejam vivas e quentes para fazer o ambiente prazeroso e convidativo.
Quando o empresário decide aceitar uma harmonização ambiental em suas instalações comerciais, normalmente algo não está tão bem com os negócios; ou sua família, que por já ter passado por um bom resultado em harmonizações residenciais, o induz a aceitar a idéia da realização do trabalho de uma consultoria no Feng Shui, mostrando-lhe que o fluxo energético poderá ser melhorado.
Ao chegarmos à empresa, observamos que o empresário tenta esconder de seus funcionários sua credibilidade numa técnica oriental de harmonização, pelo questionamento que pode surgir a partir do credo de cada funcionário, mantendo-nos incomunicáveis com toda sua equipe. Porém, o Feng Shui não é uma religião ou coisa semelhante; e sim, uma técnica oriental que harmoniza o homem com o meio ambiente, fazendo com que o empresário encare com naturalidade o trabalho. O medo de tentar deste é tão tenebroso, que às vezes nos impõem a manter as cores de paredes, dos estofados e dos quadros decorativos, obrigando-nos a criar técnicas indiretas de harmonização, através de adesivos ou mesmo cores e formas atrás dos quadros, sob tampos de mesas, etc.
Há algum tempo atrás fui convidado a fazer uma harmonização numa empresa na região norte do Brasil. Ao desembarcar no aeroporto próximo à empresa, fui hospedado num hotel fora da cidade, para que funcionários não soubessem exatamente a minha missão. Ao chegar à empresa, fui conduzido à sala do diretor desta, que já havia informado a seus funcionários que eu estaria fazendo uma pesquisa para uma tese de doutorado. O prédio da diretoria era como se fosse um galpão sob muitas árvores, com um aspecto sombrio.
As calhas de águas pluviais estavam cheias de ervas daninhas, apresentando um aspecto de abandono; os vidros de janelas muito sujos e manchados, as divisórias não eram de material incombustível, o piso era de um carpete cinza chumbo muito gasto. Ao terminar o primeiro dia visita às instalações da empresa alertei ao diretor que o galpão onde abrigava sua sala estava com uma péssima energia. Sua resposta foi que eu harmonizasse somente sua sala. Quinze dias após minha visita fui informado por este diretor de que havia ocorrido um incêndio naquele galpão decorrente de um curto circuito em um dos aparelhos de ar condicionado, e que somente a sua sala não fora atingida pela catástrofe, como um milagre.
Outros fatos interessantes acontecem como em uma de minhas harmonizações empresariais em que a gerência somente permitiu minha visita após o término do expediente, de modo que os funcionários não percebessem a realização do trabalho. Quando todas as curas foram concluídas, uma secretária teve acesso por acaso ao meu projeto de Feng Shui, que estava sobre a escrivaninha do gerente.
O procedimento da gerência neste caso foi o de convidar-me a retornar à empresa para dar uma palestra aos cento e setenta funcionários, explicando-lhes como foi feito o trabalho, e que o intuito da empresa foi o de preservar o bom fluxo energético em toda sua instalação, e do progresso para os negócios de modo a garantir a estabilidade de emprego a todos os seus funcionários, e consequentemente o sucesso da empresa. A medida foi aceita por todos, chegando alguns funcionários a contratar-me para harmonização de suas residências.
Algumas dicas para ajudar na circulação de uma boa energia em sua empresa:
Para que haja um bom fluxo energético em sua empresa, conseguido através das técnicas do Feng Shui, é importante que sejam seguidas algumas recomendações:
01- Evitar que as pessoas sentadas às escrivaninhas fiquem de costas para as janelas, para que a claridade não incida sobre elas, projetando sombra na mesa de trabalho.
02- Que as pessoas não fiquem interceptando o fluxo do Ch`i (energia prânica) entre a janela e a porta do compartimento.
03- Que não haja mesa com pessoas trabalhando de costas para a porta do compartimento. Esta situação trará instabilidade emocional, fazendo com que as pessoas fiquem apreensivas com a energia que poderá surpreendê-las. A cura será instalar um espelho como retrovisor para que sejam visualizadas pelo usuário da mesa, as pessoas e energias que cheguem.
04- Que a incidência da luz aconteça da esquerda para a direita das pessoas, de modo que o aproveitamento luminoso seja total e não projete sombras.
05- Que o revestimento do mobiliário esteja em perfeitas condições; isto é, que os folheados ou os materiais melamínicos não estejam lascados (faltando pedaços), ou manchados.
06- Que dobradiças de portas dos armários ou os rodízios das gavetas estejam funcionando facilmente sem rangidos.
07- Que o estofamento de cadeiras e sofás estejam em perfeita conservação.
08- Que não haja espelhos em frente às mesas de trabalho com grandes dimensões para não estressar as pessoas.
09- Que a iluminação artificial seja projetada por um especialista de iluminotécnica de modo a atender com eficiência o tipo de atividade desenvolvida na área, economia no consumo de energia elétrica e o conforto visual, sem agressão.
10- O mobiliário deve ser escolhido de acordo com o estudo do fluxo energético que será necessário para as atividades que serão ali desenvolvidas, e com o layout (disposição das peças). Ambientes com excesso de móveis impedem a circulação da energia prânica Ch`i.
11- Para a cor do teto é sempre bom usar branco neve fosco. Para as paredes, deve-se fazer um estudo cromático de acordo com o tipo de atividade que ali será desenvolvida; como exemplo, se a atividade exigir acuidade visual, evite a cor azul para que não dê sono nos funcionários. Se for um consultório de psicologia, psicanálise, psiquiatria, evite cores quentes como o vermelho ou o laranja.
12- Que os objetos de harmonização sejam discretos, pois estamos tratando com um ambiente profissional, e não residencial. Como exemplo de harmonização para este setor, você pode utilizar o seguinte critério:
? Faça um desenho de seu escritório numa folha de papel em qualquer escala, representando as medidas exatas do compartimento (planta baixa).
? Meça todos os móveis e desenhe-os sobre a planta.
? Desenhe sobre a planta com uma caneta vermelha, uma figura geométrica octogonal (polígono com oito lados), a qual chamamos "Baguá".
? Agora precisamos dar nome a cada lado do baguá. Pela Escola do Chapéu Negro, a sua porta social só poderá estar no guá (lado) da Espiritualidade, da Carreira ou dos Amigos. Você estando dentro do cômodo e olhando para o lado esquerdo da porta, terá o guá dos Amigos. Caso a porta esteja no centro, o guá é a Carreira ou Trabalho. E se ela estiver à direita, o guá é Espiritualidade.
? Após esta identificação dos três guás, renomeamos os guás restantes, que são: criatividade (junto aos Amigos), logo a seguir Relacionamento, Sucesso, Prosperidade e Família.
Podemos agora harmonizar o escritório ou empresa da seguinte forma:
I) Carreira ou Trabalho - colocar na parede a logo da empresa. Sobre um aparador, colocar protótipos de seus produtos, uma fonte ou um aquário sobre uma mesa ou num balcão de vidro.
II) Amigos - dispor neste setor os estofados para conforto dos clientes e amigos na cor branca, ou bege. Podem ser colocados também um bar, uma mesa de cafezinho ou porta-retratos com fotos dos principais clientes.
III) Criatividade- neste guá podem ficar a mesa do gerente de planejamento da empresa, prancheta do projetista, as maquetes das obras a serem iniciadas, esculturas metálicas.
IV) Relacionamento - aqui podem estar à mesa da assistente social, quadro com o organograma da empresa, foto da chefia com todos os funcionários, quadro com cartões dos clientes.
V) Sucesso - ponha a mesa do presidente ou do gerente da empresa, quadro com recortes de jornais e revistas divulgando a empresa, troféus, cartas de elogios sobre os bons serviços prestados.
VI) Prosperidade - a mesa da diretoria financeira, um quadro com gráficos dos planos de metas e/ou gráficos mostrando a lucratividade dos negócios nos últimos anos e o projeto de expansão da empresa podem figurar neste setor.
VII) Família - o serviço médico da empresa, o quadro demonstrativo dos planos de benefícios para os funcionários e familiares e panfletos ilustrativos de como ter uma vida saudável estarão expostos aqui.
VIII) Espiritualidade ou Autoconhecimento - biblioteca, área de pesquisa, mesa de leitura e a mesa do setor jurídico.
Nos prédios residenciais, a legislação do código de obras da municipalidade é rígida quanto à dimensão dos compartimentos habitáveis (salas e quartos), dos vãos de iluminação e ventilação e dos prismas (áreas livres).
Porém, como a maior parte da decoração interior, principalmente o layout do mobiliário geralmente fica a cargo do proprietário, que por desconhecimento das técnicas da Radiestesia e Feng Shui, acaba causando estagnação no bom fluxo energético das residências. Como 1/3 de nossas vidas passamos no quarto, precisamos de uma atenção especial na sua harmonização:
- Que a estrutura da cama seja em madeira e não de ferro. Do contrário, instalar um fio de cobre nu como terra para descarregá-la, preso em uma das pontas à cama, e a outra extremidade encostada no piso frio ou mesmo na parede;
- Como habitamos no hemisfério sul, devemos posicionar a cabeceira da cama para o norte magnético. Se não for possível, utilizar uma placa radiônica SCAP (Símbolo Compensador André Phillipe) entre o colchão e o estrado da cama;
- Que a cama não fique com sua cabeceira sob uma janela. Esta posição poderá passar uma sensação de insegurança para a pessoa. Se não for possível outra posição, utilizar cortinas pesadas fechadas à noite, ou pendurar prisma de vidro com água ou dispersor esférico em cristal facetado como cura exatamente no vão de janela;
- Evitar posicionar a cabeceira da cama para o pano de parede em que se localiza a porta de entrada no quarto. A pessoa ficará sempre intranqüila, com a expectativa de que será surpreendida a qualquer momento por uma energia ou pessoa entrando no quarto. A cura poderá ser um espelho na parede oposta, de modo a permitir que a pessoa deitada visualize a porta;
- Não colocar a cama com os pés voltados para a porta do quarto. Esta posição é preocupante para os chineses, pois gera perda de energia para quem dorme, em lugar de reabastecer as energias para quem procura descanso. Tanto na China quanto no Brasil, a posição "deitado com os pés para porta", simboliza os velórios. O melhor é não dispor sua cama nesta posição. Se não for possível, a cura é a instalação de um biombo entre a cama e a porta, fazendo com que as energias externas sejam desviadas e não atinjam diretamente as pessoas deitadas, ou que seja mantida a porta do quarto fechada durante a noite;
- Que a cabeceira da cama não fique afastada da parede para não simbolizar mesa mortuária, como nas capelas dos cemitérios;
- Que a cama não possua cabeceira com o centro arredondo e as extremidades niveladas como uma lápide de sepultura;
- Evitar colocar a cama com a cabeceira em diagonal com um canto do quarto, para evitar um vazio estagnando a energia. Se não for possível, preencher o vazio triangular com um baú para roupas de cama, ou uma prateleira no nível imediatamente superior ao da cabeceira, de modo a desaparecer o tal espaço;
- Existindo armários, móveis gaveteiros e estantes, evitar que estes se posicionem em vãos centrais de paredes, de modo a não bombardearem a cama com as perigosas flechas de energia de forma, geradas a partir das arestas (quinas). O melhor é preencher os cantos do quarto com estas peças do mobiliário;
- Não cultivar plantas nem tampouco manter jarros com flores no quarto durante a noite;
- Evitar espelhos aparentes no quarto, de modo a não refletir o rosto de quem está dormindo. Você pode revestir a parede da cabeceira da cama com espelho. Nunca espelhar o teto do quarto. Esta posição é usada em demasia nos motéis, onde a permanência dos hóspedes é curta. Outras posições serão possíveis, como o revestimento de uma parede ou portas de armário, começando há um metro do piso. Nesta posição, a pessoa só seria refletida quando sentada na cama. A melhor posição para o espelho é no interior das portas dos armários, e nas paredes do closet. Se for inviável a retirada do excesso de espelhos, utilize cortinas finas para cobri-los à noite;
- Que a cama não seja embutida em guarda-roupa, de modo a evitar o maleiro sobre a cabeça de quem dorme. Se não for possível evitar, recomendamos utilizar sob o fundo do maleiro, uma placa radiônica em plástico com o circuito cobreado chamada SCAP (Símbolo Compensador André Phillipe), para neutralizar a nocividade das ondas de forma, projetadas sobre quem está dormindo;
- Que o teto não possua vigas aparentes na direção da cama. Se houver uma viga transversal; isto é, paralela à cabeceira, a pessoa poderá ter sono intranqüilo. Se a viga estiver ao logo da cama; em sentido longitudinal, a tendência é gerar separação do casal. A solução seria rebaixar todo o teto com gesso, lambris de madeira ou de PVC;
- Não deve existir banheiro sobre o quarto, principalmente na direção da cama. Esta posição trás para as pessoas uma desmotivação e até pré-disposição a doenças. A solução é deslocar a cama da direção do vaso sanitário e do ralo sifonado, e colar no teto ou mesmo embutir no rebaixamento, uma placa radiônica SCAP para neutralizar a nocividade destas instalações sanitárias;
- Os quartos devem ser bem iluminados e ventilados naturalmente. Devemos abrir as janelas sempre que possível para permitir a entrada do sol, e haver uma troca energética;
- Os quartos não devem ser posicionados sob caixas d'água de modo a não serem atacados em demasia pelo elemento água. As pessoas poderão se sentir afrontadas, com crises respiratórias e, em alguns casos, acontecer infiltrações gerando fungos que vão vampirizá-las. A solução é instalar um cristal esférico dispersor no centro do teto, com distância de 9 centímetros, por um fio de nylon;
- Que as instalações sanitárias de água e esgoto dos banheiros e cozinhas não estejam coladas à parede dos quartos e cabeceira das camas. Estando, deve-se usar o gráfico radiônico SCAP colado à cabeceira ou mesmo na lateral da cama, e voltado para a parede onde está localizado o problema. Outra possibilidade da neutralização energética é a de revestir parte da parede com manta de chumbo flexível, de espessura 0,5 mm, e protegida por um material melamínico tipo fórmica;
- Não deve existir TV a cores com seus controles remotos, computadores, telefone e rádio digital de cabeceira no interior do quarto. O ideal é que existisse um disjuntor para que ao final do dia desligássemos toda a energia elétrica para termos um sono tranqüilo. Como não nos é possível retirarmos tudo isto, sugiro que se coloque sob cada aparelho, uma placa SCAP para neutralizar o campo eletro-magnético formado pela emissão de raios nocivos emitidos por ondas de rádio, de TV, e de telefonia;
- O quarto não deve ser localizado sobre a garagem devido à emanação de gases dos veículos e da instabilidade emocional que pode atacar a pessoa, devido ao entra-e-sai de veículos vibrando a estrutura do prédio com o ruído dos motores. A sugestão é a de pintar o quarto na cor verde claro e colocar um dispersor esférico em cristal na janela de modo a estabelecer uma barreira energética do interior do quarto com o exterior;
- Sendo o quarto uma suíte, manter a porta do banheiro fechada para que a energia Chi não se escoe pela rede do esgoto sanitário. O ideal seria instalar um cristal esférico no portal do banheiro, ou um espelho octogonal liso fixado na parte externa da porta, numa altura média das pessoas da casa;
- Se o quarto estiver localizado no sótão ou água furtada do telhado, evitar que as camas fiquem sob as janelas clarabóias. Esta situação poderá trazer intranqüilidade numa noite de sono;
- Não cultuar imagens de santos no quarto do casal. Poderá haver o choque de egrégoras "sexo e religião";
- Não acender velas no interior do quarto;
- As cores das paredes e teto podem ser definidas através de um trabalho pendular checando a cor tônica ou de nascimento das pessoas que vão usar este compartimento. Outra solução é a de pintar a parede onde está localizada a cabeceira da cama, com uma cor viva e as restantes em branco neve. Se os ocupantes do quarto forem pessoas tensas ou agitadas, use uma cor fria como a cor azul (qualquer tom) na parede da cabeceira. Se forem calmos, você pode usar uma cor quente como: terracota, laranja ou amarelo. Devemos evitar o vermelho neste compartimento por ser uma cor quentíssima;
- As luminárias devem ter luz indireta. O foco luminoso deve ser dirigido para o teto ou paredes; a não ser que seja um spot para leitura;
- O mobiliário não deve ter quinas vivas; e sim chanfradas para evitar ataques de ondas de forma;
- Os armários não devem guardar roupas ou objetos de pessoas falecidas;
- Que não hajam fotos de pessoas falecidas em porta-retratos sobre o mobiliário. O ideal é guardá-las em álbuns de fotografias, ou em envelopes pretos em gavetas;
- Evitar quinquilharias (jornais velhos, revistas, calçados e objetos em desuso) amontoadas nos cantos do quarto;
- Quartos oblíquos; isto é, com formas irregulares, devem ser tratados com especial atenção, utilizando-se um cristal dispersor esférico pendurado no teto, próximo à parede que está a tal desarmonia no paralelismo com as demais;
- Se existirem pilares salientes das paredes no interior do quarto, tratá-los com a pintura de setas duplas em esmalte incolor fosco, eqüidistantes em 20 centímetros, para desviar as flechas de forma ou "Shars";
- Evitar o acúmulo de livros sem terem sido lidos sobre as mesas de cabeceira, para não intranqüilizar o sono das pessoas;
- Não possuir prateleiras sobre a cabeceira da cama;
- Evitar revestimento do piso do quarto em ardósia ou granitos marrons. Estes materiais podem exalar o gás radônio;
- Evitar que o quarto fique localizado sobre lençóis subterrâneos de água, rede de esgoto abandonada, gasoduto ou rede elétrica de alta ou baixa tensão.
Cuidados em posicionar o canil com o Feng Shui e a Radiestesia
Vocês hão de pensar:“o que passa pela cabeça desse consultor em se preocupar com o canil?”
O intuito é que não só as famílias fiquem harmonizadas, como também os seus animais de estimação. Temos o hábito de personificar nossos animais; isto é, damos a eles uma posição na pirâmide familiar e quando adoecem ou não estão energeticamente bem, faz com que toda a família se preocupe. Há casos em que os donos de cãezinhos não se preocupam com os compartimentos saudáveis ou locais adequados para que eles possam dormir nem com vasilhames de água e ração em perfeita condição de higiene.
Para a harmonização ambiental com o Feng Shui em uma casa com quintal, você deve desenhar o seu terreno com o perímetro da casa como uma planta de situação. Em seguida, desenhe um octógono (polígono com oito lados) tangenciando o perímetro do terreno, e com um baguá em acetato ou plástico alinhe à soleira do portão social o guá do Trabalho(lado do baguá). Desloque o baguá para o ponto central do terreno e escreva os nomes em redor do baguá: Trabalho, Amigos, Criatividade, Relacionamento, Sucesso, Prosperidade, Família e Espiritualidade.
Agora você poderá dispor a posição do canil no guá dos Amigos. Para o Feng Shui, o cão e o cavalo representam os grandes amigos do homem. Daí, o canil poderá ficar no lado direito da sua residência, próximo ao muro de fachada.
Há alguns anos atendo um consultório veterinário do Rio com trabalhos radiestésicos através de visitas técnicas às residências dos clientes cujos animais (cães e gatos) não respondem a tratamentos medicamentosos como o esperado. O que se passa é que às vezes observamos desleixo nos compartimentos que abrigam estes animais como excesso de quinquilharias, pisos sujos e paredes com fungos, desvitalizando terrivelmente o animal, tornando nulo o tratamento. O assunto a ser tratado é muitíssimo importante.
Há alguns anos atrás fiz um trabalho na casa de uma família cujo cãozinho atacava seu dono ao chegar do trabalho, e em seguida tinha crises do tipo epilepsia. O problema vinha causando transtorno à família. Em minha visita, constatei que havia higiene e bons tratos àquele animal. A energia ambiental daquela residência era ótima. Fazendo a medição áurica no Sr. K (dono do animal) e uma anamnese, descobri que o Sr. K havia sido promovido na empresa em que trabalhava em curto espaço de tempo desde sua admissão, e quando chegava à residência trazia toda a carga de ciúmes de alguns colegas de trabalho. Esta energia ruim causava grande irritabilidade ao animal. Para checar este dignóstico, deixamos este cãozinho na residência da sogra do Sr. K por dez dias sem a visita do dono do animal. O resultado foi que as crises desapareceram e consegui tratar o Sr. K com sucesso .
Como radiestesista atendo a solicitações de famílias para a localização de animais desaparecidos que, às vezes, em decorrência deste desaparecimento, crianças e até mesmo adultos sofrem bastante. Para este tipo de trabalho, é usada a foto do animal, dados como nome, idade, raça, local onde o animal habita, e local e data do desaparecimento. O trabalho é realizado com auxílio de pêndulos sobre o mapa da região onde ocorreu o desaparecimento.
Veja as dicas que o consultor em Radiestesia, Feng Shui, e Cromoterapia, Dirceu Galhardi e o Bemzen prepararam para você ter um sono tranquilo:
- Se o quarto estiver localizado no sótão ou água furtada do telhado, evitar que as camas fiquem sob as janelas clarabóias. Esta situação poderá trazer intranqüilidade numa noite de sono;
- Não cultuar imagens de santos no quarto do casal. Poderá haver o choque de egrégoras “sexo e religião”;
- Não acender velas no interior do quarto;
-As cores das paredes e teto podem ser definidas através de um trabalho pendular checando a cor tônica ou de nascimento das pessoas que vão usar este compartimento. Outra solução é a de pintar a parede onde está localizada a cabeceira da cama, com uma cor viva e as restantes em branco neve. Se os ocupantes do quarto forem pessoas tensas ou agitadas, use uma cor fria como a cor azul (qualquer tom) na parede da cabeceira. Se forem calmos, você pode usar uma cor quente como: terracota, laranja ou amarelo. Devemos evitar o vermelho neste compartimento por ser uma cor quentíssima;
- As luminárias devem ter luz indireta. O foco luminoso deve ser dirigido para o teto ou paredes; a não ser que seja um spot para leitura.
Escolher a rua e o prédio para fixar a sua residência ou local de trabalho, tem sido um problema dificílimo de ser resolvido, não é? Então aqui vão dicas importantes de como proceder para uma escolha acertada.
Checar com a vizinhança se o imóvel foi utilizado para a venda ou distribuição de tóxico. Se ocorreu alguma morte natural ou assassinato em alguma época no local. Se os antigos moradores ou ocupantes possuíam o hábito de brigar ou de pronunciarem palavras que não tragam bom augúrio para um ambiente. Se algum tipo de magia ou ritual foi praticado em algum momento.
Se o prédio foi vítima de um incêndio criminoso ou não. Se funcionou um prostíbulo. Se o prédio serviu de albergue. Se o histórico da área onde foi erguido o prédio é de que a mesma foi um cemitério humano ou animal no passado. Se houve o desvio do curso de um rio sem critérios para dar lugar àquele prédio. Se o terreno foi aterrado com escombros provenientes das demolições de prostíbulos, hospitais, igrejas, etc.
Se o prédio é cortado no subsolo por oleoduto ou gasoduto. Se existem redes elétricas de alta tensão no subsolo sem as devidas proteções ou isolamentos. Se na área foi descartado criminosamente material químico ou radioativo por alguma empresa. Se existem prédios vizinhos em ruínas, com árvores velhas atacadas por cupins ou formigas. Que o prédio não seja localizado numa encruzilhada fechada ou em "T".
Se o mesmo for localizado numa esquina ou encruzilhada aberta, que não fique de frente para o sentido do fluxo dos veículos, para que não receba as flechas de forma ou Shars. Que os prédios frontais não possuam detalhes arquitetônicos protuberantes de modo a não atacar o seu imóvel com as ondas de forma. Que a construção seja sólida, sem fissuras ou rachaduras provenientes de recalque do terreno, ou da utilização de materiais inadequados. Que não haja prédios ou comunidades exatamente na frente do prédio tirando toda a sua privacidade.
Que não existam árvores frondosas junto da edificação e com uma distância menor que cinco metros. Que sejam checadas as planilhas de periodicidade das limpezas dos reservatórios d'água, recarga dos extintores de incêndio, as caixas de mangueiras de incêndio, as redes de sprinklers, manutenção dos elevadores e pára-raios, etc. Procurar saber quem são os vizinhos, e se os mesmos são prósperos, para o caso de você estar tratando de um imóvel comercial ou industrial.
Que o imóvel não tenha sua fachada voltada para uma delegacia policial, um presídio, um hospital, um cemitério, uma funerária, uma igreja ou um templo religioso, uma lixeira, uma torre de telefonia celular, um prostíbulo, um ponto de tóxico, um cortiço, um ferro-velho, um valão de esgoto a céu aberto, uma casa mal assombrada, uma subestação elétrica, um poste com transformador de alta tensão, o rincão do telhado de um prédio vizinho, uma placa de contra mão. Que a porta principal não coincida com a descida de uma escada ou com o compartimento do lixo.
Que as esquadrias (portas, janelas e basculantes) estejam em perfeitas condições, sem vidros quebrados, sem rangidos nas dobradiças, e em perfeito funcionamento as fechaduras. Que toda a rede hidráulica de água potável e esgoto esteja em perfeito funcionamento; isto é, sem vazamentos ou gotejamentos de torneiras provenientes das famosas carrapetas defeituosas. Que todo o revestimento de pisos e paredes esteja em perfeitas condições. Que o prédio e apartamentos possuam o número legível. Que o jardim não tenha árvores doentes, com pragas ou tumores cancerosos no caule. Que não haja plantas espinhosas entre a porta principal do imóvel e o portão da rua. Que o imóvel não esteja junto a barrancos sujeitos a deslizamentos de terra, ou localizado em escarpa de montanha com riscos de tombamentos. Que não hajam telhas quebradas ou catenárias na estrutura do telhado (trechos empenados). Que os gradis de portas e janelas não tenham elementos agressivos como ponteiras ou temas subjetivos ao conjunto arquitetônico. Que não haja infiltrações com umidade na base das paredes ou nos tetos com a formação de fungos para evitar o vampirismo energético das pessoas. Evitar imóveis que possuam em suas coberturas conjunto de antenas de telefonia celular.
Checar a carga de ventos que atinge o imóvel tornando-o inóspito. Procurar saber se o escoamento pluvial do logradouro (rua) funciona ou se existe alagamento. Observar se o antigo morador executou obras em desacordo com o código de obras, gerando problemas para a futura legalização. É bom saber com a vizinhança se existe algum problema estrutural ou infiltrações para que não venha a assumir problemas judiciais futuros. Finalmente, se a documentação está de acordo para o fechamento do negócio.
Veja as dicas que o consultor em Radiestesia, Feng Shui, e Cromoterapia, Dirceu Galhardi e o Bemzen prepararam para você ter um sono tranquilo:
- Que a cabeceira da cama não fique afastada da parede para não simbolizar mesa mortuária, como nas capelas dos cemitérios;
- Que a cama não possua cabeceira com o centro arredondo e as extremidades niveladas como uma lápide de sepultura;
- Evitar colocar a cama com a cabeceira em diagonal com um canto do quarto, para evitar um vazio estagnando a energia. Se não for possível, preencher o vazio triangular com um baú para roupas de cama, ou uma prateleira no nível imediatamente superior ao da cabeceira, de modo a desaparecer o tal espaço;
- Existindo armários, móveis gaveteiros e estantes, evitar que estes se posicionem em vãos centrais de paredes, de modo a não bombardearem a cama com as perigosas flechas de energia de forma, geradas a partir das arestas (quinas). O melhor é preencher os cantos do quarto com estas peças do mobiliário;
- Não cultivar plantas nem tampouco manter jarros com flores no quarto durante a noite.
Nos prédios residenciais, a legislação do código de obras da municipalidade é rígida quanto à dimensão dos compartimentos habitáveis (salas e quartos), dos vãos de iluminação e ventilação e dos prismas (áreas livres). Porém, como a maior parte da decoração interior, principalmente o layout do mobiliário geralmente fica a cargo do proprietário, que por desconhecimento das técnicas da Radiestesia e Feng Shui, acaba causando estagnação no bom fluxo energético das residências. Como 1/3 de nossas vidas passamos no quarto, precisamos de uma atenção especial na sua harmonização.
Veja as dicas que o consultor em Radiestesia, Feng Shui, e Cromoterapia, Dirceu Galhardi e o Bemzen prepararam para você ter um sono tranquilo:
- Que a estrutura da cama seja em madeira e não de ferro. Do contrário, instalar um fio de cobre nu como terra para descarregá-la, preso em uma das pontas à cama, e a outra extremidade encostada no piso frio ou mesmo na parede;
- Como habitamos no hemisfério sul, devemos posicionar a cabeceira da cama para o norte magnético. Se não for possível, utilizar uma placa radiônica SCAP (Símbolo Compensador André Phillipe) entre o colchão e o estrado da cama;
- Que a cama não fique com sua cabeceira sob uma janela. Esta posição poderá passar uma sensação de insegurança para a pessoa. Se não for possível outra posição, utilizar cortinas pesadas fechadas à noite, ou pendurar prisma de vidro com água ou dispersor esférico em cristal facetado como cura exatamente no vão de janela;
- Evitar posicionar a cabeceira da cama para o pano de parede em que se localiza a porta de entrada no quarto. A pessoa ficará sempre intranquila, com a expectativa de que será surpreendida a qualquer momento por uma energia ou pessoa entrando no quarto. A cura poderá ser um espelho na parede oposta, de modo a permitir que a pessoa deitada visualize a porta;
- Não colocar a cama com os pés voltados para a porta do quarto. Esta posição é preocupante para os chineses, pois gera perda de energia para quem dorme, em lugar de reabastecer as energias para quem procura descanso. Tanto na China quanto no Brasil, a posição “deitado com os pés para porta”, simboliza os velórios. O melhor é não dispor sua cama nesta posição. Se não for possível, a cura é a instalação de um biombo entre a cama e a porta, fazendo com que as energias externas sejam desviadas e não atinjam diretamente as pessoas deitadas, ou que seja mantida a porta do quarto fechada durante a noite.